O processo de inclusão escolar é responsabilidade de todos e leva-nos a uma ampla discussão sobre o nosso papel diante da efetivação de direitos e respeito à diversidade. Nesse contexto, investigar o que propõe as políticas públicas e a realidade que se efetiva no contexto escolar torna-se relevante no âmbito acadêmico. O interesse pela pesquisa surgiu a partir da disciplina Educação para diversidade no curso de Pedagogia, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN, pela qual a partir das discussões propostas, tivemos a curiosidade de conhecer e analisar quais avanços alcançados na conquista por direitos de pessoas com necessidades educacionais especiais (NEE) e quais desafios estão sendo enfrentadas no contexto atual para a efetivação de uma prática educativa inclusiva. Nesse lastro, tomamos essas prerrogativas como objetivos da nossa pesquisa. Numa perspectiva metodológica a pesquisa é de cunho qualitativo, com levantamento bibliográfico e documental. Com isso, analisamos algumas Leis que estabelece o direito a pessoa como NEE, com destaque para a Lei de Salamanca de 1994, Lei de Diretrizes e Base- LDB 9.394/ 96, as diretrizes regulamentadas pelo do Decreto nº 6.571, de 18 de setembro de 2008, Lei Brasileira de Inclusão-LBI de 6 de julho de 2015. Nos apoiamos ainda, em autores que discuti a temática tais como: Mantoan (2006), Carvalho (2006), Silva (2010) Jannuzzi (2004) Facion (2009), Fernandes (2011), dentre outros. Como resultados o artigo traz apontamentos para que sejam tecidas reflexões sobre as dificuldades para a inserção dos alunos com deficiência na rede regular de ensino. A escola precisa ter um olhar para a diversidade, que possibilite o aluno desenvolver suas habilidades, aceitando sua diferenças e limitações. Outro apontamento encontra-se na formação do professor, que muitas vezes está despreparado para incluir o aluno com NEE, e nega-se a obter novos conhecimentos e métodos para que possa melhorar e evoluir a qualidade de sua aula. Outra dificuldade encontrada foi à infraestrutura das escolas, que em sua maioria não possui a acessibilidade necessária para o aluno, nem os materiais pedagógicos básicos para que as atividades aconteçam.