O texto tem como objetivo discutir o ensino de arte na Modalidade EJA - Educação de Jovens e Adultos, na região do Seridó norteriograndense. Suas reflexões têm como foco experiências docentes realizadas ao longo de 2016/2017, cujo intuito era aproximar processos artísticos e estéticos das práticas pedagógicas, considerando os “fazeres especiais” (Richter, 2003) em sala de aula. O campo empírico da pesquisa abrangeu duas escolas públicas estaduais dessa região. A proposta possibilitou mapear aqueles educandos que realizavam alguns desses “fazeres” no seu cotidiano e os convidávamos a compartilhar seus conhecimentos com os colegas de curso, permitindo, assim, que eles próprios se sentissem valorizados exercendo o papel de protagonistas de suas histórias de vida. A fundamentação teórica perpassa o corpo do texto e recai sobre o pensamento filosófico educacional de Paulo Freire (1996; 2001; 2014), uma vez que este segue no sentido de promover mudanças sociais pelas práticas cidadãs e pelas reflexões que despertam uma consciência crítica de todos aqueles envolvidos no processo de ensino/aprendizagem. As questões da Arte estão alicerçadas em resultados de investigações realizadas por Ana Mae Barbosa (1998) e João-Francisco Duarte Junior (2010; 1983), entre outros estudiosos que embasam o ensino de Arte nesta contemporaneidade. As práticas de ensino de arte que são realizadas no Seridó buscam integrar vida e cotidiano ao contexto escolar, ampliando os fazeres artísticos e estéticos por meio do pluralismo de ideias. Na EJA, a pesquisa mostrou que essas práticas encorajaram os educandos a se desafiare¬m, na medida em que eles compartilharam com os colegas um pouco de suas intimidades, dos seus mundos particulares, tentando estabelecer novos sentidos para o saber, a partir de suas explanações no contexto escolar.