BEZERRA, Arícia Cecília De Farias. . Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/38940>. Acesso em: 22/11/2024 06:55
A prática da leitura, principalmente literária, entre jovens e adultos no Brasil hoje está cada vez mais escassa. Tal fato decorre tanto da falta desse costume em relação a grande massa da população no decorrer da história sociocultural do país, na qual a leitura era passatempo para os mais abastados, quanto de uma perspectiva de educação pouco voltada para essa prática, o que resulta numa defasagem da própria habilidade de leitura, fazendo com que muitos alunos cheguem ao 6º ano sem dominá-la de forma efetiva. Nesse cenário preocupante surge o letramento, voltado para o desenvolvimento da leitura e escrita no ambiente social. Porém, o desenvolvimento do gosto e do hábito da leitura de textos literários, nacionais ou internacionais, ainda permanece escanteada nas práticas educacionais. Inúmeros professores teimam em levar textos para leitura em sala de aula, sendo que muitas vezes são desacreditados pelas negativas dos alunos em relação a essa prática. Não se consegue estimular o prazer pela leitura, aspecto que se torna cada vez mais difícil à medida que os anos avançam e os livros didáticos cobram o trabalho com os clássicos. Para tanto, e antes que desistamos de disseminar o prazer pela leitura literária, e enquanto educadores, precisamos pensar e testar práticas que promovam o interesse dos alunos em relação ao texto literário, práticas que possibilitem uma aproximação entre aluno e literatura, sendo esta portadora de realidades infindas, desbravadora da liberdade humana e criadora de novas possibilidades. Assim, pensamos a literatura como importante ferramenta para o desenvolvimento do cidadão enquanto ser ativo e participativo no meio em que vive. Pensando dessa forma, o presente trabalho tem como foco uma intervenção em sala de aula através do letramento literário e do ensino contextualizado, visando responder a seguinte questão: quais resultados uma intervenção voltada para o letramento literário e pautada no ensino contextualizado podem ser alcançados em alunos de 6º ano do Ensino Fundamental do interior da Paraíba através da utilização de contos em sala de aula? Para isso, utilizamos como referencial teórico estudos de autores como Cosson (2006), Lajolo e Zilberman (2007), Soares (1999), entre outros. Partindo disso, objetivamos contribuir para a formação de alunos-leitores no 6º ano do Ensino Fundamental, buscando o desenvolvendo das habilidades de leitura e produção escrita e de uma compreensão da realidade, do outro e de si, além de buscar acrescentar à gama de estudos sobre o tema mais uma perspectiva de abordagem.