Aulas que divergem do modelo tradicional e que submetem os discentes a práticas metodológicas distintas, proporcionam a eles maior poder de reflexão sobre o mundo de forma científica e crítica. No entanto, a ausência de métodos inovadores agregados a abordagem incorreta dos conteúdos no ensino de biologia, contribuem pouco para o aprendizado do conhecimento científico e compreensão daquilo que está sendo ensinado. Tendo isso em vista, este trabalho visa apresentar a percepção de alunos de nível médio de uma escola pública estadual de Teresina-PI a respeito da utilização de práticas metodológicas, assim como suas implicações no ensino de biologia. O trabalho consistiu na realização de uma pesquisa de caráter quantitativo e qualitativo, utilizando questionários contendo perguntas abertas e fechadas a respeito da utilização de metodologias diferenciadas com 70 alunos de 15 a 18 anos de idade do primeiro ao terceiro ano do ensino médio. Assim, foi observado que a maioria dos educandos apontaram grande interesse por metodologias que possibilitam maior participação deles no processo de aprendizagem, visto que, 65% dos entrevistados apontaram aulas práticas, 17% aulas de campo, 16% grupos de discussões e apenas 2% o modelo tradicional. Já as implicações no ensino mais citadas foram o desenvolvimento da aprendizagem associada a diversão, a curiosidade e a atração pela disciplina. Portanto, pode-se concluir que uso de metodologias distintas promovem o ensino de forma atrativa, instigando a curiosidade dos alunos e consequentemente elevando o interesse, contribuindo para a relação ensino aprendizagem e colaborando para a construção de uma aprendizagem significativa.