PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE TERESINA-PI SOBRE A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS DIFERENCIADAS E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE BIOLOGIA.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38168 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2283 "inscrito_id" => 4393 "titulo" => "PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE TERESINA-PI SOBRE A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS DIFERENCIADAS E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE BIOLOGIA." "resumo" => "Aulas que divergem do modelo tradicional e que submetem os discentes a práticas metodológicas distintas, proporcionam a eles maior poder de reflexão sobre o mundo de forma científica e crítica. No entanto, a ausência de métodos inovadores agregados a abordagem incorreta dos conteúdos no ensino de biologia, contribuem pouco para o aprendizado do conhecimento científico e compreensão daquilo que está sendo ensinado. Tendo isso em vista, este trabalho visa apresentar a percepção de alunos de nível médio de uma escola pública estadual de Teresina-PI a respeito da utilização de práticas metodológicas, assim como suas implicações no ensino de biologia. O trabalho consistiu na realização de uma pesquisa de caráter quantitativo e qualitativo, utilizando questionários contendo perguntas abertas e fechadas a respeito da utilização de metodologias diferenciadas com 70 alunos de 15 a 18 anos de idade do primeiro ao terceiro ano do ensino médio. Assim, foi observado que a maioria dos educandos apontaram grande interesse por metodologias que possibilitam maior participação deles no processo de aprendizagem, visto que, 65% dos entrevistados apontaram aulas práticas, 17% aulas de campo, 16% grupos de discussões e apenas 2% o modelo tradicional. Já as implicações no ensino mais citadas foram o desenvolvimento da aprendizagem associada a diversão, a curiosidade e a atração pela disciplina. Portanto, pode-se concluir que uso de metodologias distintas promovem o ensino de forma atrativa, instigando a curiosidade dos alunos e consequentemente elevando o interesse, contribuindo para a relação ensino aprendizagem e colaborando para a construção de uma aprendizagem significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, PRÁTICAS METODOLÓGICAS, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID7074_11092017200110.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIVIA CARINE MACEDO E SILVA" "autor_nome_curto" => "LIVIA MACEDO" "autor_email" => "livia.ronald.kalebe@outlo" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38168 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2283 "inscrito_id" => 4393 "titulo" => "PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE TERESINA-PI SOBRE A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS DIFERENCIADAS E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE BIOLOGIA." "resumo" => "Aulas que divergem do modelo tradicional e que submetem os discentes a práticas metodológicas distintas, proporcionam a eles maior poder de reflexão sobre o mundo de forma científica e crítica. No entanto, a ausência de métodos inovadores agregados a abordagem incorreta dos conteúdos no ensino de biologia, contribuem pouco para o aprendizado do conhecimento científico e compreensão daquilo que está sendo ensinado. Tendo isso em vista, este trabalho visa apresentar a percepção de alunos de nível médio de uma escola pública estadual de Teresina-PI a respeito da utilização de práticas metodológicas, assim como suas implicações no ensino de biologia. O trabalho consistiu na realização de uma pesquisa de caráter quantitativo e qualitativo, utilizando questionários contendo perguntas abertas e fechadas a respeito da utilização de metodologias diferenciadas com 70 alunos de 15 a 18 anos de idade do primeiro ao terceiro ano do ensino médio. Assim, foi observado que a maioria dos educandos apontaram grande interesse por metodologias que possibilitam maior participação deles no processo de aprendizagem, visto que, 65% dos entrevistados apontaram aulas práticas, 17% aulas de campo, 16% grupos de discussões e apenas 2% o modelo tradicional. Já as implicações no ensino mais citadas foram o desenvolvimento da aprendizagem associada a diversão, a curiosidade e a atração pela disciplina. Portanto, pode-se concluir que uso de metodologias distintas promovem o ensino de forma atrativa, instigando a curiosidade dos alunos e consequentemente elevando o interesse, contribuindo para a relação ensino aprendizagem e colaborando para a construção de uma aprendizagem significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, PRÁTICAS METODOLÓGICAS, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID7074_11092017200110.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIVIA CARINE MACEDO E SILVA" "autor_nome_curto" => "LIVIA MACEDO" "autor_email" => "livia.ronald.kalebe@outlo" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }