FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO EXTREMO NORTE DO BRASIL: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37019 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3454 "inscrito_id" => 6965 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO EXTREMO NORTE DO BRASIL: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS" "resumo" => "Resumo: O presente trabalho tem o interesse de promover reflexão acerca da formação inicial de professores da Universidade Federal do Amapá, Campus Binacional, no município do Oiapoque, cidade fronteira com a Guiana Francesa. O referido campus conta com oito cursos de graduação, tendo seis a prerrogativa de formar professores. Guiado por uma abordagem qualitativa, o estudo se debruça sobre a análise da formação inicial de docentes dos cursos de Letras e Geografia nos quais estão inseridos os autores deste trabalho. Assim, são levantadas questões que se relacionam à necessidade de formação docente no município do Oiapoque e às práticas e metodologias de ensino desenvolvidas dentro da universidade que, de alguma forma, dão suporte a essa formação. O objetivo dessa pesquisa é relatar as experiências vivenciadas pelos autores em relação às disciplinas ministradas, quais sejam: didática da língua materna e metodologia do ensino da geografia, averiguando, por assim dizer, o processo de formação desses discentes inseridos em uma região que, por fazer fronteira com um território francês, conta com peculiaridades político-sociais, educacionais e culturais que a distinguem do restante do país . O aporte teórico que embasa este estudo está ancorado, sobretudo, nos postulados de Libâneo (2002), Saviani (1991), Tardif (2012) e Zabala (1998). O propósito é (re)pensar a formação inicial de professores e como isto pode ser ressignificado pelos discentes na educação básica por meio de reflexão que coloque em evidência a necessidade de sólida formação para que seja possível uma profícua atuação docente nas escolas de ensino fundamental e médio no município de Oiapoque/AP." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, OIAPOQUE/AP, RELATOS DE EXPERIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID6965_13102017111509.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE JESUS FERREIRA CESAR DE ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "MARIA ALBUQUERQ" "autor_email" => "mar_alb7@unifap.br" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37019 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3454 "inscrito_id" => 6965 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO EXTREMO NORTE DO BRASIL: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS" "resumo" => "Resumo: O presente trabalho tem o interesse de promover reflexão acerca da formação inicial de professores da Universidade Federal do Amapá, Campus Binacional, no município do Oiapoque, cidade fronteira com a Guiana Francesa. O referido campus conta com oito cursos de graduação, tendo seis a prerrogativa de formar professores. Guiado por uma abordagem qualitativa, o estudo se debruça sobre a análise da formação inicial de docentes dos cursos de Letras e Geografia nos quais estão inseridos os autores deste trabalho. Assim, são levantadas questões que se relacionam à necessidade de formação docente no município do Oiapoque e às práticas e metodologias de ensino desenvolvidas dentro da universidade que, de alguma forma, dão suporte a essa formação. O objetivo dessa pesquisa é relatar as experiências vivenciadas pelos autores em relação às disciplinas ministradas, quais sejam: didática da língua materna e metodologia do ensino da geografia, averiguando, por assim dizer, o processo de formação desses discentes inseridos em uma região que, por fazer fronteira com um território francês, conta com peculiaridades político-sociais, educacionais e culturais que a distinguem do restante do país . O aporte teórico que embasa este estudo está ancorado, sobretudo, nos postulados de Libâneo (2002), Saviani (1991), Tardif (2012) e Zabala (1998). O propósito é (re)pensar a formação inicial de professores e como isto pode ser ressignificado pelos discentes na educação básica por meio de reflexão que coloque em evidência a necessidade de sólida formação para que seja possível uma profícua atuação docente nas escolas de ensino fundamental e médio no município de Oiapoque/AP." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, OIAPOQUE/AP, RELATOS DE EXPERIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID6965_13102017111509.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE JESUS FERREIRA CESAR DE ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "MARIA ALBUQUERQ" "autor_email" => "mar_alb7@unifap.br" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }