Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO EXTREMO NORTE DO BRASIL: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Palavra-chaves: FORMAÇÃO INICIAL, OIAPOQUE/AP, RELATOS DE EXPERIÊNCIA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37019
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3454
    "inscrito_id" => 6965
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO EXTREMO NORTE DO BRASIL: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS"
    "resumo" => "Resumo: O presente trabalho tem o interesse de promover reflexão acerca da formação inicial de professores da Universidade Federal do Amapá, Campus Binacional, no município do Oiapoque, cidade fronteira com a Guiana Francesa. O referido campus conta com oito cursos de graduação, tendo seis a prerrogativa de formar professores. Guiado por uma abordagem qualitativa, o estudo se debruça sobre a análise da formação inicial de docentes dos cursos de Letras e Geografia nos quais estão inseridos os autores deste trabalho. Assim, são levantadas questões que se relacionam à necessidade de formação docente no município do Oiapoque e às práticas e metodologias de ensino desenvolvidas dentro da universidade que, de alguma forma, dão suporte a essa formação. O objetivo dessa pesquisa é relatar as experiências vivenciadas pelos autores em relação às disciplinas ministradas, quais sejam: didática da língua materna e metodologia do ensino da geografia,  averiguando, por assim dizer, o processo de formação desses discentes inseridos em uma região que, por fazer fronteira com um território francês, conta com peculiaridades político-sociais, educacionais e culturais que a distinguem do restante do país . O aporte teórico que embasa este estudo está ancorado, sobretudo, nos postulados de Libâneo (2002), Saviani (1991), Tardif (2012) e Zabala (1998). O propósito é (re)pensar a formação inicial de professores e como isto pode ser ressignificado pelos discentes na educação básica por meio de reflexão que coloque em evidência a necessidade de sólida formação para que seja possível uma profícua atuação docente nas escolas de ensino fundamental e médio no município de Oiapoque/AP."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, OIAPOQUE/AP, RELATOS DE EXPERIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID6965_13102017111509.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE JESUS FERREIRA CESAR DE ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "MARIA ALBUQUERQ"
    "autor_email" => "mar_alb7@unifap.br"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37019
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3454
    "inscrito_id" => 6965
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO EXTREMO NORTE DO BRASIL: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS"
    "resumo" => "Resumo: O presente trabalho tem o interesse de promover reflexão acerca da formação inicial de professores da Universidade Federal do Amapá, Campus Binacional, no município do Oiapoque, cidade fronteira com a Guiana Francesa. O referido campus conta com oito cursos de graduação, tendo seis a prerrogativa de formar professores. Guiado por uma abordagem qualitativa, o estudo se debruça sobre a análise da formação inicial de docentes dos cursos de Letras e Geografia nos quais estão inseridos os autores deste trabalho. Assim, são levantadas questões que se relacionam à necessidade de formação docente no município do Oiapoque e às práticas e metodologias de ensino desenvolvidas dentro da universidade que, de alguma forma, dão suporte a essa formação. O objetivo dessa pesquisa é relatar as experiências vivenciadas pelos autores em relação às disciplinas ministradas, quais sejam: didática da língua materna e metodologia do ensino da geografia,  averiguando, por assim dizer, o processo de formação desses discentes inseridos em uma região que, por fazer fronteira com um território francês, conta com peculiaridades político-sociais, educacionais e culturais que a distinguem do restante do país . O aporte teórico que embasa este estudo está ancorado, sobretudo, nos postulados de Libâneo (2002), Saviani (1991), Tardif (2012) e Zabala (1998). O propósito é (re)pensar a formação inicial de professores e como isto pode ser ressignificado pelos discentes na educação básica por meio de reflexão que coloque em evidência a necessidade de sólida formação para que seja possível uma profícua atuação docente nas escolas de ensino fundamental e médio no município de Oiapoque/AP."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, OIAPOQUE/AP, RELATOS DE EXPERIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID6965_13102017111509.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE JESUS FERREIRA CESAR DE ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "MARIA ALBUQUERQ"
    "autor_email" => "mar_alb7@unifap.br"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo: O presente trabalho tem o interesse de promover reflexão acerca da formação inicial de professores da Universidade Federal do Amapá, Campus Binacional, no município do Oiapoque, cidade fronteira com a Guiana Francesa. O referido campus conta com oito cursos de graduação, tendo seis a prerrogativa de formar professores. Guiado por uma abordagem qualitativa, o estudo se debruça sobre a análise da formação inicial de docentes dos cursos de Letras e Geografia nos quais estão inseridos os autores deste trabalho. Assim, são levantadas questões que se relacionam à necessidade de formação docente no município do Oiapoque e às práticas e metodologias de ensino desenvolvidas dentro da universidade que, de alguma forma, dão suporte a essa formação. O objetivo dessa pesquisa é relatar as experiências vivenciadas pelos autores em relação às disciplinas ministradas, quais sejam: didática da língua materna e metodologia do ensino da geografia, averiguando, por assim dizer, o processo de formação desses discentes inseridos em uma região que, por fazer fronteira com um território francês, conta com peculiaridades político-sociais, educacionais e culturais que a distinguem do restante do país . O aporte teórico que embasa este estudo está ancorado, sobretudo, nos postulados de Libâneo (2002), Saviani (1991), Tardif (2012) e Zabala (1998). O propósito é (re)pensar a formação inicial de professores e como isto pode ser ressignificado pelos discentes na educação básica por meio de reflexão que coloque em evidência a necessidade de sólida formação para que seja possível uma profícua atuação docente nas escolas de ensino fundamental e médio no município de Oiapoque/AP.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.