Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE QUÍMICA NA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO LICEU DE IGUATU

Palavra-chaves: DIDÁTICA DO ENSINO DE QUÍMICA, PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM, ENSINO MÉDIO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37693
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3868
    "inscrito_id" => 2408
    "titulo" => "O ENSINO DE QUÍMICA NA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO LICEU DE IGUATU"
    "resumo" => "Tradicionalmente, a química tem sido ensinada como uma coleção de fatos, descrições de fenômenos e enunciados de teorias a decorar. Não se procura fazer com que os alunos discutam as causas dos fenômenos ou estabeleçam relações causais, nem tampouco entendam os mecanismos dos processos que estudam. Neste contexto, o presente trabalho objetivou verificar a concepção dos alunos do ensino médio do Liceu de Iguatu no que diz respeito ao ensino de química. Para tanto, utilizou-se a pesquisa de campo, tendo como instrumento para coleta, um questionário composto por 9 (nove) questões. Assim, os principais resultados verificados foram que a maioria dos alunos gostam de estudar química, pois se sentem estimulados em conhecer a química do cotidiano, e a minoria que não gosta de estudar química, alegam a dificuldade em compreender o conteúdo. A relação dos alunos com o professor está entre boa e ótima. Todos os alunos questionados afirmam que o professor explica bem o conteúdo, relacionando os conteúdos estudados com as situações do cotidiano, porém nenhum aluno afirmou a presença da aula prática em laboratório. O principal recurso utilizado é o livro didático adotado pela escola, as vezes inserindo brincadeiras e jogos para contextualizar o conteúdo teórico. O método de avaliação foi posto em sua maioria em prova escrita e comportamento. Em relação a visitas externas, a maioria dos alunos afirmaram não ter este tipo de evento. Neste contexto, visto os resultados coletados, pode-se concluir que o ensino de química da escola estudada segue em maior parte a tendência pedagógica tradicional de ensino. Quanto à percepção dos alunos sobre essa categoria, pode-se dizer que grande dificuldade deles, em aprender química estar na forma de como a matéria vendo sendo apresentada. Isso pode ser minimizado se despontamos um pouco do trio do tradicional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "DIDÁTICA DO ENSINO DE QUÍMICA, PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2408_16102017092929.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO HERLLEYSON GONÇALVES CARDOSO"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO HERLLEYSON"
    "autor_email" => "pedroherlleyson@yahoo.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37693
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3868
    "inscrito_id" => 2408
    "titulo" => "O ENSINO DE QUÍMICA NA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO LICEU DE IGUATU"
    "resumo" => "Tradicionalmente, a química tem sido ensinada como uma coleção de fatos, descrições de fenômenos e enunciados de teorias a decorar. Não se procura fazer com que os alunos discutam as causas dos fenômenos ou estabeleçam relações causais, nem tampouco entendam os mecanismos dos processos que estudam. Neste contexto, o presente trabalho objetivou verificar a concepção dos alunos do ensino médio do Liceu de Iguatu no que diz respeito ao ensino de química. Para tanto, utilizou-se a pesquisa de campo, tendo como instrumento para coleta, um questionário composto por 9 (nove) questões. Assim, os principais resultados verificados foram que a maioria dos alunos gostam de estudar química, pois se sentem estimulados em conhecer a química do cotidiano, e a minoria que não gosta de estudar química, alegam a dificuldade em compreender o conteúdo. A relação dos alunos com o professor está entre boa e ótima. Todos os alunos questionados afirmam que o professor explica bem o conteúdo, relacionando os conteúdos estudados com as situações do cotidiano, porém nenhum aluno afirmou a presença da aula prática em laboratório. O principal recurso utilizado é o livro didático adotado pela escola, as vezes inserindo brincadeiras e jogos para contextualizar o conteúdo teórico. O método de avaliação foi posto em sua maioria em prova escrita e comportamento. Em relação a visitas externas, a maioria dos alunos afirmaram não ter este tipo de evento. Neste contexto, visto os resultados coletados, pode-se concluir que o ensino de química da escola estudada segue em maior parte a tendência pedagógica tradicional de ensino. Quanto à percepção dos alunos sobre essa categoria, pode-se dizer que grande dificuldade deles, em aprender química estar na forma de como a matéria vendo sendo apresentada. Isso pode ser minimizado se despontamos um pouco do trio do tradicional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "DIDÁTICA DO ENSINO DE QUÍMICA, PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2408_16102017092929.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO HERLLEYSON GONÇALVES CARDOSO"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO HERLLEYSON"
    "autor_email" => "pedroherlleyson@yahoo.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Tradicionalmente, a química tem sido ensinada como uma coleção de fatos, descrições de fenômenos e enunciados de teorias a decorar. Não se procura fazer com que os alunos discutam as causas dos fenômenos ou estabeleçam relações causais, nem tampouco entendam os mecanismos dos processos que estudam. Neste contexto, o presente trabalho objetivou verificar a concepção dos alunos do ensino médio do Liceu de Iguatu no que diz respeito ao ensino de química. Para tanto, utilizou-se a pesquisa de campo, tendo como instrumento para coleta, um questionário composto por 9 (nove) questões. Assim, os principais resultados verificados foram que a maioria dos alunos gostam de estudar química, pois se sentem estimulados em conhecer a química do cotidiano, e a minoria que não gosta de estudar química, alegam a dificuldade em compreender o conteúdo. A relação dos alunos com o professor está entre boa e ótima. Todos os alunos questionados afirmam que o professor explica bem o conteúdo, relacionando os conteúdos estudados com as situações do cotidiano, porém nenhum aluno afirmou a presença da aula prática em laboratório. O principal recurso utilizado é o livro didático adotado pela escola, as vezes inserindo brincadeiras e jogos para contextualizar o conteúdo teórico. O método de avaliação foi posto em sua maioria em prova escrita e comportamento. Em relação a visitas externas, a maioria dos alunos afirmaram não ter este tipo de evento. Neste contexto, visto os resultados coletados, pode-se concluir que o ensino de química da escola estudada segue em maior parte a tendência pedagógica tradicional de ensino. Quanto à percepção dos alunos sobre essa categoria, pode-se dizer que grande dificuldade deles, em aprender química estar na forma de como a matéria vendo sendo apresentada. Isso pode ser minimizado se despontamos um pouco do trio do tradicional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.