Este texto trata-se de um relato de experiência de cunho qualitativo relacionado a construção de um portfólio digital, experiência vivenciada no curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, no período 2013.2 no decorrer do componente curricular Informática e Educação. Objetiva-se relatar e discutir a experiência do discente bem como a produção de um portfólio digital como produto avaliativo. Deste modo, espera-se que discentes e docentes sintam-se inspirados a inovar sua prática pedagógica e desafiar os discentes a encarar um diferente método de avaliação que tem como principal objetivo desenvolver habilidades cognitivas nos alunos, levando-os a uma avaliação mediadora e dialética, onde tanto o professor quanto o aluno são sujeitos ativos na construção do conhecimento. Sendo assim, observa-se que as tecnologias digitais podem trazer inúmeras vantagens como a facilitação do acesso à informação, diminuição do tempo/espaço através do mundo virtual. Na área educacional possibilita a melhoria na qualidade do processo ensino e aprendizagem por meios do uso de algumas ferramentas como, por exemplo, os jogos educativos e a realização de cursos a distância. No estudo traduz-se a experiência discente, suas observações e análises realizadas no período de desenvolvimento do componente curricular evidenciando a contribuição dessa metodologia de avaliação na formação do aluno em curso superior. Para atender as novas perspectivas de avaliação na prática docente, é importante tornar os futuros profissionais da educação sujeitos críticos, reflexivos e criativos, capazes de se comprometerem com uma prática profissional inovadora e capaz de dispor um novo olhar em relação a avaliação.