Este artigo apresenta os resultados de estudos realizados pelo Grupo de Estudos e Pesquisas, Educação, Infância & Docência – GEPEID, em uma das mais modernas creches do interior do Estado do Maranhão, a Creche Proinfância Marcos da Silva Ramos, situada no município de Lago da Pedra, distante 300 km da capital de São Luís do Maranhão. O objetivo da pesquisa foi analisar a infraestrutura da creche via implantação do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de equipamentos para a Rede Pública de Educação Infantil – Proinfância, no município de Lago da Pedra/MA. Foi realizada a entrevista semiestruturada com a equipe pedagógica da instituição educativa, entre elas: a coordenadora, a gestora e a técnica da Secretaria Municipal de Educação. É uma investigação do tipo exploratória com enfoque qualitativo, na forma de pesquisa de campo e bibliográfica, realizada nos meses de agosto a outubro de 2016, com a realização de uma visita técnica pedagógica do grupo de pesquisa GEPEID na instituição investigada, no dia 29 de outubro de 2016. Fundamentou-se nos teóricos que versam sobre o tema, tais como: Didonet (2001), Oliveira (2007) e Kramer (2006) e no legislativo brasileiro conforme a saber: a Resolução nº 6, de 24 de abril de 2007, que estabelece as orientações e diretrizes para a execução do Programa Proinfância, a Meta nº 01 do PNE ( 2014 – 2024), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9.394/96, art.11, inciso V, a CF/1988, art.208 e o Plano Nacional de Educação – PNE ( 2014 – 2024). Os resultados obtidos possibilitaram a reflexão acerca da implementação do Proinfância, bem como os desafios e impactos desse programa na instituição pesquisada. Ademais, apresentaremos alguns achados da pesquisa, como: a parceria técnico-pedagógica da Secretaria de Educação do Município de Lago da Pedra no tocante a qualidade de ensino aprendizagem na Educação Infantil.