NARRADORES DE JAVÉ: A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37504 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1438 "inscrito_id" => 670 "titulo" => "NARRADORES DE JAVÉ: A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO" "resumo" => "Este artigo tem como finalidade refletir sobre a alfabetização e o letramento partindo da análise do filme “Narradores de Javé”, tendo como ponto chave o fato de que o analfabetismo pode ser um fator negativo para o desenvolvimento ou até mesmo o desaparecimento de uma comunidadepovoado, desta forma mostraremos a importância de ser alfabetizado e de que este fato não contribui apenas para o reconhecimento próprio, ou seja, o ser pessoal, mas contribui para a comunidade em que vivemos, pois o fato de ser alfabetizado pode ser peça fundamental na resolução de algum problema ou apenas servir como suporte de ajuda ao próximo, e embora este assunto seja bastante discutido e comentado na sociedade em que vivemos ainda se faz presente e está longe de ser um problema extinto, por isso nós sendo futuras (os) educadoras (es) precisamos criar estratégias que ajudem a transformar esta realidade e ajudar na redução do analfabetismo. Embora o filme mostre a oralidade como forma de comunicação, o mesmo deixa claro que esta não pode ser a única forma de apropriação de um indivíduo, para a comunicação é preciso que se utilize do suporte da oralidade, da leitura e da escrita, o mesmo pode ser considerado como um suporte para o estudo desta temática, pois de acordo com vemos podemos refletir sobre e discutir a respeito das narrações e do dialogo proposto pelo filme. Ao longo deste artigo tentaremos mostrar também a diferença de ser um ser alfabetizado, no qual possui a técnica do ler e escrever e um ser letrado que domina esta técnica e sabe fazer uso da mesma." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, NARRADORES DE JAVÉ" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA8_ID670_10092017183213.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAREN OHANA SOUSA BASTOS" "autor_nome_curto" => "KAREN BASTOS" "autor_email" => "karenbaastos@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37504 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1438 "inscrito_id" => 670 "titulo" => "NARRADORES DE JAVÉ: A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO" "resumo" => "Este artigo tem como finalidade refletir sobre a alfabetização e o letramento partindo da análise do filme “Narradores de Javé”, tendo como ponto chave o fato de que o analfabetismo pode ser um fator negativo para o desenvolvimento ou até mesmo o desaparecimento de uma comunidadepovoado, desta forma mostraremos a importância de ser alfabetizado e de que este fato não contribui apenas para o reconhecimento próprio, ou seja, o ser pessoal, mas contribui para a comunidade em que vivemos, pois o fato de ser alfabetizado pode ser peça fundamental na resolução de algum problema ou apenas servir como suporte de ajuda ao próximo, e embora este assunto seja bastante discutido e comentado na sociedade em que vivemos ainda se faz presente e está longe de ser um problema extinto, por isso nós sendo futuras (os) educadoras (es) precisamos criar estratégias que ajudem a transformar esta realidade e ajudar na redução do analfabetismo. Embora o filme mostre a oralidade como forma de comunicação, o mesmo deixa claro que esta não pode ser a única forma de apropriação de um indivíduo, para a comunicação é preciso que se utilize do suporte da oralidade, da leitura e da escrita, o mesmo pode ser considerado como um suporte para o estudo desta temática, pois de acordo com vemos podemos refletir sobre e discutir a respeito das narrações e do dialogo proposto pelo filme. Ao longo deste artigo tentaremos mostrar também a diferença de ser um ser alfabetizado, no qual possui a técnica do ler e escrever e um ser letrado que domina esta técnica e sabe fazer uso da mesma." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, NARRADORES DE JAVÉ" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA8_ID670_10092017183213.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAREN OHANA SOUSA BASTOS" "autor_nome_curto" => "KAREN BASTOS" "autor_email" => "karenbaastos@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }