Este trabalho apresenta uma breve explanação sobre a intencionalidade do ato de ensinar baseado na taxonomia de Bloom, que subsidiará um dos capítulos da dissertação de mestrado que será apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) parceria UERN/UFERSA/IFRN. Iniciamos o estudo enfatizando a necessidade do ato de planejar em todas as áreas da vida do ser humano e seguimos no intuito de fomentar através do planejamento pedagógico a reflexão sobre a essencialidade dos objetivos pré-definidos como meio de efetivar a aprendizagem. A metodologia partiu de considerações acerca do planejamento a partir de autores como Libâneo (2002) e Gandin (2008). Mais adiante levantamos o estado da arte existente sobre a Taxonomia de Bloom e planejamento, encontrando 19 artigos na base de periódicos do Google acadêmico, dentre os quais 5 artigos referem-se ao meio educacional. Os artigos foram catalogados através de autor/título/ano e palavras-chave. Como resultado dos artigos levantados ressaltamos sua contribuição para a prática pedagógica e a imprescindibilidade da definição de objetivos educacionais como pressuposto para o desenvolvimento de uma aula eficiente e eficaz. Compreendemos também que os estudos apesar de serem direcionados a diferentes áreas de ensino, ambos buscam desenvolver estruturas essenciais da aquisição de conhecimentos envolvendo distintos graus de complexidade do aprendizado. Dessa maneira percebemos que todos os trabalhos enfatizam o ensino não apenas a transmissão do já conhecido, mas o processo que leva à capacidade de observação e de reflexão crítica. Concluímos que o docente deve buscar excelência no ensino, assim como o aluno em aquisição de conhecimento com autonomia.