ROCHA, Paolla Rolon. Instrução pública primária em mato grosso (1889-1930). Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/37224>. Acesso em: 23/12/2024 00:21
O artigo traz os resultados parciais da pesquisa de mestrado que tem como objetivo a história da instrução pública primária no sul de Mato Grosso. Aborda a questão da instrução pública primária em Mato Grosso no período de 1889 a 1930, mostrando as nuances das reformas e regulamentos instituídos durante o momento proposto, mas para compreender essa singularidade é necessário compreender a totalidade que é a sociedade capitalista, e como a economia mundial influenciou na revolução de 1930, o que gerou o fim da primeira república. Para a análise dos achados, foram utilizados os seguintes aportes teóricos: Marx (2011), Alves (2004), Mészáros (2008), Carone (1976), Valdemarin (2004), Souza (2014), Abrucio (2010), Paiva (1973), Silva (2011), Jesus (2012), Paes (2012). Ressalta-se que durante a Primeira República que finaliza em 1930, se verifica a expansão das escolas no Brasil, bem como no Estado de Mato Grosso (MT). Na questão educacional, se verifica que ao longo do período, no estado foram implantadas uma série de reformas e surgiram vários tipos de escolas: escolas isoladas rurais, escolas isoladas urbanas, escolas isoladas noturnas, escolas reunidas e grupos escolares, também se implementou ampliação para 12 anos à idade mínima da obrigatoriedade escolar. Porém vale salientar que ainda existiam muitas crianças analfabetas e fora da escola, à escola ainda não era para todos e o aumento do número de escola ocorreu pela demanda econômica, pois precisava-se de mão de obra qualificada. Os resultados mostram que não existiam professores qualificados e a escola em sua maior parte era frequentada pela classe dominante, pois não era necessária mão de obra qualificada.