Resumo O uso da linguagem se reflete em todas as esferas da vida humana, seja através dos gêneros orais ou escritos, as situações comunicacionais se desenvolvem dentro das estruturas dos gêneros do discurso, e essa diversidade de esferas e situações comunicativas sociais é que vão definindo naturalmente qual o gênero mais apropriado para cada momento. Esta pesquisa trata de um estudo bibliográfico de natureza qualitativa que teve por objetivo traçar reflexões a respeito do uso dos gêneros do discurso no ensino da leitura e de escrita na Educação Básica. Ressalta-se no texto uma breve discussão a cerca dos gêneros discursivos e sua aplicabilidade ao ensino. A pesquisa apresenta a leitura e a escrita com uma perspectivava que vai muito além do ato decodificador e mecânico do uso da língua, aplicando os conceitos da teoria dos gêneros ao ensino de Língua Portuguesa, num viés de uso da língua como prática social de interação entre os sujeitos. Tomando como aporte teórico as teorias de Bakhtin (2016) e embasamento teórico no pensamento de autores como Barbosa (2000), Campos (2016) Rodrigues (2004) e Rojo (2000). A pesquisa permitiu refletir sobre o uso dos gêneros do discurso e sua aplicabilidade ao ensino, observando as recomendações propostas pelos PCN’s e através dos estudos propostos pelos teóricos aqui apresentados foi possível perceber a dificuldade existente para os professores transporem a teoria dos gêneros para a prática de ensino de leitura e escrita.