Este trabalho é parte de uma pesquisa maior, realizada com crianças do 1º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental no ano de 2016. Tem como objetivo geral da pesquisa como um todo, apreender, a partir da escuta das crianças, os olhares das mesmas a partir das suas experiências com a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Aqui, de forma específica, nos propomos a conhecer os tempos e espaços destinados as crianças na escola. Os seus dizeres indicaram a percepção da presença forte e marcante de memórias oriundas da Educação infantil e as novas experiências com o ensino fundamental, sobretudo, a partir da tensa relação entre ser criança e ser aluno polarizada pelas mudanças impressas as crianças nessa transição. As memórias evocadas nas falas das crianças são marcadas por elementos relacionados ao brincar, como parques, jogos, brincadeiras livres, bem como o sentimento nostálgico de pertencimento àquela realidade, de modo a considerar a escola anterior, a educação infantil, como referência primeira de escola. As novas experiências com o primeiro ano dos anos iniciais, nas falas das crianças, são marcadas pela rigidez de horários e atividades marcadas pela leitura e escrita e pelo delineamento do tempo baseado na escolarização. Dessa forma é de grande valia, a partir dos dizeres das crianças, quanto as suas experiências nessa fase de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, que a instituição esteja atenta a essa transição e garanta a efetivação do direito à educação, mas, sobretudo, o direito de ser criança e de vivenciar sua infância na escola.