Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERMANÊNCIA E EVASÃO: A POLARIDADE DAS POLÍTICAS DE EXPANSÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

Palavra-chaves: ENSINO SUPERIOR, AMPLIAÇÃO DO ACESSO, REUNI, PNAES Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Nesse artigo de abordagem quali-quantitativas são apresentados resultados parciais sobre pesquisas desenvolvidas na Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Altamira, no âmbito do Projeto de Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais no Ensino Superior: assistência estudantil, permanência e evasão (PAEES). As categorias analíticas acesso, permanência e evasão compuseram o corpus de análise, o locus da pesquisa, se constituiu como o Campus de Altamira e o recorte temporal foi o período compreendido entre os anos de 2009 a 2014. A questão que norteia as investigações do PAEES está assim delimitada: qual tem sido a relação entre o trinômio: ampliação do acesso, assistência estudantil e permanência no ensino superior? Especificamente para esse artigo o objetivo central foi apresentar o índice da evasão na Universidade Federal do Pará, especificamente em seu Campus de Altamira. Como procedimentos metodológicos foram utilizadas a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a pesquisa empírica. A análise dos dados foi realizada a partir dos pressupostos teórico e metodológicos da Análise de Conteúdo e de análise de dados estatísticos. Os dados parciais indicam que o campus apresenta um alto índice de evasão, havendo um contingente de estudantes, potenciais beneficiários de Políticas de Assistência estudantil que não são atendidos pelo Programa de Assistência Estudantil da UFPA, revelando que as políticas de assistência ao estudante implementadas a partir do Programa Nacional de Assistência Estudantil têm sido ineficientes no combate à evasão no Campus de Altamira e que há a necessidade de ampliação de discussões sobre essa temática, com vistas a buscar mecanismos que possam atenuar esse fenômeno no campus, proporcionando ao estudante das classes populares não somente o acesso, mas a permanência e conclusão dos seus estudos com êxito.

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