Esse trabalho tem como objetivo analisar a proposta de alfabetização e aquisição da linguagem escrita proposta no livro didático, letramento e alfabetização do ano 2013. Analisando os temas que abrangem aspectos sociais e culturais que permite ao aluno ir além do aprendizado da língua portuguesa, interagindo sobre questões de cidadania, conhecimento de mundo e refletindo sobre ele. Vendo os estudantes como seres capazes de interagir com os signos e símbolos construídos socialmente e atribuindo-lhes diferentes significados, assegurando um processo educativo de respeito e construção de base. A obra propõe atividades criativas e dinâmicas que desenvolvem o raciocínio buscando soluções com base nas experiências adquiridas no dia a dia dos alunos. Existem alguns pontos referentes no livro aos quais são considerados para iniciar e seguir o trabalho de alfabetização e propostas para auxiliar o professor. O estudo da língua portuguesa é fundamental, pois contribui para a compressão das demais disciplinas a partir do momento que o aluno sabe interpretar, ouvir, ser criativo e desenvolver seu processo de letramento. Sendo assim, busca compreender e analisar as propostas de ensino/aprendizagem, mostrando como a linguagem e escrita são trabalhadas com os alunos das séries iniciais. A pesquisa foi construída por meio de levantamento bibliográfico, com procedimentos de reflexão e verificação de trabalhos publicados, além eleger o livro didático, procurando refletir sobre a proposta apresentada no exemplar. Propondo a necessidade e reconhecimentos da alfabetização e o contexto de letramento, focando na interpretação de texto, como um ponto fundamental a ser trabalhado. Obedecendo as regras gramaticais e respeitando a forma de oralidade de cada um. Tornando o aluno crítico e criativo, no meio escolar e social.