O presente artigo tem como foco a docência no Ensino Superior, voltado especificamente para o perfil docente enquanto profissional da área de Educação. Tem por objetivo refletir sobre as práticas pedagógicas e abordar características que responda a seguinte indagação: O que é necessário para se tornar um profissional docente? A pesquisa bibliográfica baseia-se em diversos autores como Libaneo (2009), Tardif e Lessard (2011), Tardif (2014), Zabalza (2010), Pimenta (2002) e Mendes (2011), que discutem sobre o profissional docente, os saberes docentes refletidos na formação universitária e o perfil docente. É importante refletir e rever a prática pedagógica universitária para que os futuros profissionais não sejam meros reprodutores, que cursou a universidade reproduzindo o saber existente, sem acrescentar nada de novo. Assim, conhecer este perfil profissional possibilita aos docentes e as instituições de ensino superior, refletir sobre suas concepções de ensino, permitindo-os perceber, por exemplo, que só conhecer o conteúdo a ser ensinado, não é suficiente para ensinar.