Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS ESTRATÉGIAS DOS CÓDIGOS DA CALCULADORA BÁSICA PARA O USO EM TAREFAS MATEMÁTICAS

Palavra-chaves: FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS, CALCULADORA BÁSICA, ESTRATÉGIAS Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35932
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2110
    "inscrito_id" => 7280
    "titulo" => "AS ESTRATÉGIAS DOS CÓDIGOS DA CALCULADORA BÁSICA PARA O USO EM TAREFAS MATEMÁTICAS"
    "resumo" => "Este artigo reflete os resultados do último momento de um projeto de pesquisa intitulado Investigando a Formulação e Resolução de Problemas Matemáticos na Sala de Aula: Explorando Conexões entre Escola e Universidade, pertencente ao Programa Observatório da Educação - (CAPES), no qual consistia na elaboração de diversos estudos de casos utilizando-se da metodologia de formulação e resolução de problemas matemáticos por alunos e com uso de diversos recursos didáticos. Este recorte analisa o último estudo de caso realizado, cuja unidade de análise foi um grupo de quatro alunas, com o objetivo de analisar como elas concebem, formulam e resolvem problemas matemáticos a partir do uso dos códigos da Calculadora Básica, como estratégias para resolver as tarefas matemáticas. A ideia é partir das possibilidades que um recurso didático tecnológico pode proporcionar, mas especificamente sob o olhar dos códigos de calculadora como alternativa de estratégias para resolução dessas tarefas matemáticas e, perspectivando seu uso em outras atividades, que exijam diferentes representações e estratégias. A metodologia tem uma abordagem qualitativa, na qual as fontes de evidências foram a observação participante, questionários, os registros das formulações e resoluções das alunas, com suas estratégias em forma de códigos, entrevistas semiestruturadas com a professora e as alunas. Os dados foram coletados em cinco sessões de formulação e resolução de problemas matemáticos a partir da calculadora básica. Os resultados sugerem que as alunas conseguiram formular problemas abertos, utilizar diferentes conteúdos matemáticos, nos quais apresentavam dificuldades em Anos anteriores, diversificaram suas estratégias de resoluções com o uso dos códigos da calculadora básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS, CALCULADORA BÁSICA, ESTRATÉGIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID7280_11092017172402.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RICARDO ARAÚJO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RICARDO ARÁUJO"
    "autor_email" => "araujo.ricardo282@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35932
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2110
    "inscrito_id" => 7280
    "titulo" => "AS ESTRATÉGIAS DOS CÓDIGOS DA CALCULADORA BÁSICA PARA O USO EM TAREFAS MATEMÁTICAS"
    "resumo" => "Este artigo reflete os resultados do último momento de um projeto de pesquisa intitulado Investigando a Formulação e Resolução de Problemas Matemáticos na Sala de Aula: Explorando Conexões entre Escola e Universidade, pertencente ao Programa Observatório da Educação - (CAPES), no qual consistia na elaboração de diversos estudos de casos utilizando-se da metodologia de formulação e resolução de problemas matemáticos por alunos e com uso de diversos recursos didáticos. Este recorte analisa o último estudo de caso realizado, cuja unidade de análise foi um grupo de quatro alunas, com o objetivo de analisar como elas concebem, formulam e resolvem problemas matemáticos a partir do uso dos códigos da Calculadora Básica, como estratégias para resolver as tarefas matemáticas. A ideia é partir das possibilidades que um recurso didático tecnológico pode proporcionar, mas especificamente sob o olhar dos códigos de calculadora como alternativa de estratégias para resolução dessas tarefas matemáticas e, perspectivando seu uso em outras atividades, que exijam diferentes representações e estratégias. A metodologia tem uma abordagem qualitativa, na qual as fontes de evidências foram a observação participante, questionários, os registros das formulações e resoluções das alunas, com suas estratégias em forma de códigos, entrevistas semiestruturadas com a professora e as alunas. Os dados foram coletados em cinco sessões de formulação e resolução de problemas matemáticos a partir da calculadora básica. Os resultados sugerem que as alunas conseguiram formular problemas abertos, utilizar diferentes conteúdos matemáticos, nos quais apresentavam dificuldades em Anos anteriores, diversificaram suas estratégias de resoluções com o uso dos códigos da calculadora básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS, CALCULADORA BÁSICA, ESTRATÉGIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID7280_11092017172402.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RICARDO ARAÚJO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RICARDO ARÁUJO"
    "autor_email" => "araujo.ricardo282@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo reflete os resultados do último momento de um projeto de pesquisa intitulado Investigando a Formulação e Resolução de Problemas Matemáticos na Sala de Aula: Explorando Conexões entre Escola e Universidade, pertencente ao Programa Observatório da Educação - (CAPES), no qual consistia na elaboração de diversos estudos de casos utilizando-se da metodologia de formulação e resolução de problemas matemáticos por alunos e com uso de diversos recursos didáticos. Este recorte analisa o último estudo de caso realizado, cuja unidade de análise foi um grupo de quatro alunas, com o objetivo de analisar como elas concebem, formulam e resolvem problemas matemáticos a partir do uso dos códigos da Calculadora Básica, como estratégias para resolver as tarefas matemáticas. A ideia é partir das possibilidades que um recurso didático tecnológico pode proporcionar, mas especificamente sob o olhar dos códigos de calculadora como alternativa de estratégias para resolução dessas tarefas matemáticas e, perspectivando seu uso em outras atividades, que exijam diferentes representações e estratégias. A metodologia tem uma abordagem qualitativa, na qual as fontes de evidências foram a observação participante, questionários, os registros das formulações e resoluções das alunas, com suas estratégias em forma de códigos, entrevistas semiestruturadas com a professora e as alunas. Os dados foram coletados em cinco sessões de formulação e resolução de problemas matemáticos a partir da calculadora básica. Os resultados sugerem que as alunas conseguiram formular problemas abertos, utilizar diferentes conteúdos matemáticos, nos quais apresentavam dificuldades em Anos anteriores, diversificaram suas estratégias de resoluções com o uso dos códigos da calculadora básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.