Apesar das inúmeras discussões em torno da educação ambiental terem se expandido nos últimos anos, principalmente com o apoio dos meios de comunicação, ainda encontra-se uma parcela da população que pouco discute ou estuda sobre o tema, e infelizmente alguns estudantes fazem parte desse percentual. Deste modo o trabalho objetivou-se investigar e comparar a percepção dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de duas escolas uma estadual e uma municipal, com relação à educação ambiental, meio ambiente e problemas ambientais, sendo uma escola no município de Areia-PB e a outra no município de Arara-PB. Os dados da pesquisa foram coletados com 48 alunos e para a obtenção dos dados, foi utilizado, como instrumento de pesquisa um questionário. A aplicação do questionário foi realizada por um grupo de estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Os resultados comprovaram que na visão dos alunos o homem não constituiu um componente do meio ambiente, o que dificulta mais ainda a questão da consciência em preservar a natureza e os seus recursos, pois o ser humano utiliza para sua sobrevivência, sendo extremamente necessário que estes alunos sejam sensibilizados e conscientizados sobre a preservação ambiental e isso se torna possível com a aplicação efetiva da educação ambiental nas escolas sendo oferecida nas diversas disciplinas curriculares. São perceptíveis à falta de conhecimento dos alunos dos 6 ano da Escola de Areia-PB, havendo uma necessidade maior de trabalhar a educação ambiental nessa turma e que os alunos da Escola de Arara-PB apresentaram um conhecimento positivo sobre a educação ambiental, sendo trabalhado em todas as disciplinas de forma interdisciplinar. Conclui-se que a educação ambiental deve ser um processo de aprendizagem permanente empenhado em formar cidadãos conscientes, atuantes e de senso crítico, capazes de identificarem os problemas ambientais, provocados na maioria das vezes pelo próprio ser humano.