O presente estudo tem como tema central a educação inclusiva, discutindo brevemente algumas de suas premissas, limites e possibilidades pedagógicas, temdo em vista que a questão da inclusão educacional de pessoas com deficiência ainda é muito incipiente no Brasil, tornando-se assim um processo que precisa ser continuamente revisto. Nesse sentido, buscou-se compreender como profissionais da educação básica do município de Nazaré da Mata, Pernambuco, percebem a educação inclusiva no seu contexto, destacando os desafios e possibilidades deste processo. Para tanto, foram entrevistados cinco profissionais de uma escola de ensino Fundamental I do referido município, por meio de um roteiro semi-estruturado e os dados foram, após a sua transcrição, analisados à luz da Análise de Conteúdo Temático. Deste processo, emergiram três categorias de análise, a saber: a inclusão e a formação docente; a inclusão e as condições para sua implantação; e por fim, a inclusão e as salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os principais desafios apontados para a realização da inclusão referiram-se à falta de formação especializada por parte dos professores, bem como a fata de materiais e estrutura adequada para a realização de atividades junto aos alunos com deficiência inseridos nas classes regulares. Ademais, foi ressaltada a importância do trabalho realizado nas salas de AEE para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com deficiência. Diante do exposto, percebe-se que apesar do país possuir um conjunto de leis, resoluções e planos de metas voltados à garantia da educação inclusiva como direito, ainda existem muitas barreiras à sua efetivação. Faz-se necessário um processo de capacitação continuo aos profissionais da educação, envolvendo a formação teórica, metodológica e prática acerca das diferentes deficiências, bem como garantia de estrutura física e pedagogica para a realização das atividades necessárias para atender às demandas dos alunos com deficiência. Ademais, é fundamental que se trabalhe a mudança de atitude frente às diferenças, entre todos os atores do contexto educacional para que a efetivação plena da Educação inclusiva ocorra, garantindo aos "diferentes" que sejam reconduzidos ao lugar de saber do qual foram excluídos, seja na escola ou fora dela.