A Educação brasileira está embasada no tripé ensino, pesquisa e extensão. Essa última
consiste em uma ponte entre universidade junto à comunidade externa, disponibilizando,
suas atividades, cursos, eventos, projetos, programas adquiridos pelo ensino e pela
pesquisa em seu âmbito interior. A extensão também pode ser entendida como um conjunto
de práticas pedagógicas, políticas e sociais entre o saber científico e o saber popular. Na
Universidade Federal do Cariri (UFCA), ela está embasada em cinco diretrizes conforme o
Fórum de Pró-reitores das Universidades Públicas (FORPROEX): a) Interação Dialógica;
b) Interdisciplinaridade e interprofissionalidade; c) Indissociabilidade Ensino-PesquisaExtensão; d) Impacto na Formação do Estudante; e) Impacto e Transformação Social.
Visando o aprofundamento da extensão, além de diversificar a didática dos professores a
PROEX - Pró-reitoria de Extensão – em parceria com a PROEN – Pró-reitoria de Ensino
criou no ano de 2015 o PEEX- Programa de Integração Ensino-Extensão. Trata-se de um
programa integrado de monitoria de extensão, em que professores propõem projetos
vinculados às disciplinas, no qual deverão ser realizadas atividades práticas da(s)
disciplina(s) junto ao projeto cadastrado. Os objetivos desse programa são: oferecer meios
para o atendimento à exigência do PNE 2014/2024; propor meios para a efetivação do
princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; contribuir
para o processo de formação do estudante de graduação, por meio da participação em
projetos/programas de extensão, facilitando a interação entre estudantes e professores –
orientadores; buscar a integração de disciplinas junto às ações de extensão. Diante dessa
realidade, propomo-nos a relatar a experiência do PEEX como estratégia didática para
promover a integração da extensão ao currículo acadêmico. Nossos objetivos são: refletir
sobre uma didática crítica no contexto do ensino superior, analisar as dimensões do ensinopesquisa-extensão e descrever a atuação do PEEX no contexto da UFCA. Nossa
metodologia consiste em uma pesquisa documental com abordagem qualitativa. Em suma,
a extensão universitária reafirma papel na transformação da realidade social