RELATO DE EXPERIÊNCIA COM OFICINAS PEDAGÓGICAS:
ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM
DE SAÚDE E SEXUALIDADE
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38523 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4235 "inscrito_id" => 10116 "titulo" => """ RELATO DE EXPERIÊNCIA COM OFICINAS PEDAGÓGICAS: \r\n ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM \r\n DE SAÚDE E SEXUALIDADE """ "resumo" => "O ensino de Saúde e Sexologia habitualmente é efetuado de maneira essencialmente descritiva e restrita ao ambiente formal da sala de aula, não desenvolvendo o interesse e a habilidade criativa dos alunos. Na Biologia, a temática desperta fascínio e curiosidade, sobretudo nos adolescentes, porém, o método mais comum envolve uma abordagem presa aos conteúdos programáticos clássicos dos livros didáticos, perdendo-se a oportunidade de criar uma discussão produtiva. Dentro desta perspectiva, a produção e a exposição de oficinas pedagógicas como um modelo de espaço não-formal de educação constitui uma valiosa ferramenta para que os alunos desenvolvam habilidades como a inventividade e o senso crítico. No presente trabalho, o principal objetivo foi o de oferecer aos alunos um referencial para o desenvolvimento de trabalhos pedagógicos, estimulando o aprendizado e o debate sobre o tema. Os resultados sugerem que as oficinas pedagógicas dinamizam o processo de ensino-aprendizagem e estimulam habilidades, fomentando diálogos entre os alunos.sendo assim Conclui-se que as oficinas pedagógicas criam espaços favoráveis ao professor para trabalhar diversos temas, inclusive, a possibilidade de quebrar barreiras dialógicas ainda existentes, além de colocar o aluno como construtor do conhecimento as oficinas pedagógicas assumem um caráter que permite a construção, desconstrução e reconstrução do saber, possibilitando a reflexão e a troca de saberes, unindo a prática com a teoria, desencadeando situações que a partir da interação social entre os alunos e professor ocorra a internalização do conhecimento adquirido sendo uma ferramenta pedagógica auxiliar nas aulas de saúde e sexologia dando instrumentos pedagógicos para o professor" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "COMTEPORANEO, METODOLOGICO, TRANSVERSAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID10116_16102017193252.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVANA CABRAL MAGGI" "autor_nome_curto" => "SILVANA MAGGI" "autor_email" => "silmaggi@uol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38523 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4235 "inscrito_id" => 10116 "titulo" => """ RELATO DE EXPERIÊNCIA COM OFICINAS PEDAGÓGICAS: \r\n ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM \r\n DE SAÚDE E SEXUALIDADE """ "resumo" => "O ensino de Saúde e Sexologia habitualmente é efetuado de maneira essencialmente descritiva e restrita ao ambiente formal da sala de aula, não desenvolvendo o interesse e a habilidade criativa dos alunos. Na Biologia, a temática desperta fascínio e curiosidade, sobretudo nos adolescentes, porém, o método mais comum envolve uma abordagem presa aos conteúdos programáticos clássicos dos livros didáticos, perdendo-se a oportunidade de criar uma discussão produtiva. Dentro desta perspectiva, a produção e a exposição de oficinas pedagógicas como um modelo de espaço não-formal de educação constitui uma valiosa ferramenta para que os alunos desenvolvam habilidades como a inventividade e o senso crítico. No presente trabalho, o principal objetivo foi o de oferecer aos alunos um referencial para o desenvolvimento de trabalhos pedagógicos, estimulando o aprendizado e o debate sobre o tema. Os resultados sugerem que as oficinas pedagógicas dinamizam o processo de ensino-aprendizagem e estimulam habilidades, fomentando diálogos entre os alunos.sendo assim Conclui-se que as oficinas pedagógicas criam espaços favoráveis ao professor para trabalhar diversos temas, inclusive, a possibilidade de quebrar barreiras dialógicas ainda existentes, além de colocar o aluno como construtor do conhecimento as oficinas pedagógicas assumem um caráter que permite a construção, desconstrução e reconstrução do saber, possibilitando a reflexão e a troca de saberes, unindo a prática com a teoria, desencadeando situações que a partir da interação social entre os alunos e professor ocorra a internalização do conhecimento adquirido sendo uma ferramenta pedagógica auxiliar nas aulas de saúde e sexologia dando instrumentos pedagógicos para o professor" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "COMTEPORANEO, METODOLOGICO, TRANSVERSAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID10116_16102017193252.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVANA CABRAL MAGGI" "autor_nome_curto" => "SILVANA MAGGI" "autor_email" => "silmaggi@uol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }