O ensino de Saúde e Sexologia habitualmente é efetuado de maneira essencialmente descritiva e restrita ao ambiente formal da sala de aula, não desenvolvendo o interesse e a habilidade criativa dos alunos. Na Biologia, a temática desperta fascínio e curiosidade, sobretudo nos adolescentes, porém, o método mais comum envolve uma abordagem presa aos conteúdos programáticos clássicos dos livros didáticos, perdendo-se a oportunidade de criar uma discussão produtiva. Dentro desta perspectiva, a produção e a exposição de oficinas pedagógicas como um modelo de espaço não-formal de educação constitui uma valiosa ferramenta para que os alunos desenvolvam habilidades como a inventividade e o senso crítico. No presente trabalho, o principal objetivo foi o de oferecer aos alunos um referencial para o desenvolvimento de trabalhos pedagógicos, estimulando o aprendizado e o debate sobre o tema. Os resultados sugerem que as oficinas pedagógicas dinamizam o processo de ensino-aprendizagem e estimulam habilidades, fomentando diálogos entre os alunos.sendo assim Conclui-se que as oficinas pedagógicas criam espaços favoráveis ao professor para trabalhar diversos temas, inclusive, a possibilidade de quebrar barreiras dialógicas ainda existentes, além de colocar o aluno como construtor do conhecimento as oficinas pedagógicas assumem um caráter que permite a construção, desconstrução e reconstrução do saber, possibilitando a reflexão e a troca de saberes, unindo a prática com a teoria, desencadeando situações que a partir da interação social entre os alunos e professor ocorra a internalização do conhecimento adquirido sendo uma ferramenta pedagógica auxiliar nas aulas de saúde e sexologia dando instrumentos pedagógicos para o professor