Mediante aos problemas enfrentados, é evidente a necessidade de envolver a escola e a família em ações direcionadas à prevenção do uso dessas substâncias entre adolescentes, para que assim, os crescentes índices de consumo de drogas por essa faixa etária possam entrar em uma decrescente. Assim sendo, o objetivo deste trabalho foi conscientizar principalmente os jovens sobre as consequências do uso das drogas. A palestra com o tema central "As drogas" foi a base metodológica escolhida para a realização deste trabalho, realizada em junho de 2017 em um colégio de ensino médio na cidade de Parnaíba-PI. A turma de alunos do 2º ano foi escolhida para a realização desse estudo, no qual teve como objetivo conscientizar e sensibilizar a comunidade estudantil sobre o mal que as drogas podem causar ao indivíduo, além de demonstrar quais os tipos de drogas existentes e quais as suas classificações. Antes que se começasse a palestra foi realizada uma pesquisa para medir o nível de conhecimento dos alunos sobre o assunto, questionários foram distribuídos aos discentes para que cada um respondesse a cinco perguntas objetivas relacionadas ao tema. Foram sujeitos da pesquisa vinte e cinco adolescentes dentre os alunos do 2° ano do ensino médio da escola em questão, em seguida iniciou-se a palestra. A atividade foi realizada no horário do recreio interativo da escola. Foram abordados os tipos de drogas existentes: lícitas e ilícitas, explanando-se sobre os prejuízos sociais e pessoais que essas substâncias podem causar ao ser humano. No fim desta prática, para que houvesse um momento mais dinâmico foi realizado um exercício onde os alunos foram divididos em dois grupos, cada grupo teve seu representante, o qual ficou responsável por escrever em um papel os motivos que, na opinião deles, levavam as pessoas a usarem drogas, as respostas com as frases foram lidas e discutidas em conjunto. Posteriormente foi repassada aos alunos da escola uma mensagem de prevenção às drogas, objetivando ainda mais conscientiza-los a respeito da importância de não usar estas substâncias. Para finalizar foram distribuídos novos questionários com as mesmas perguntas dos questionários distribuídos inicialmente, estes, entregues aos mesmos alunos, para ser possível detectar aquilo que foi absorvido por eles. Percebeu-se que apesar de os jovens possuírem maior vulnerabilidade para experimentação do uso de drogas, os mesmos estão bem informados a respeito do assunto, ainda assim, fizeram diversos posicionamentos e tiraram dúvidas com as palestrantes a respeito do tema. Foi possível observar o interesse dos alunos em conhecer quais os tipos de drogas são as mais prejudiciais, e como estas podem vir a causar danos físicos e psíquicos no individuo, essa dinâmica permitiu estabelecer uma interação entre os alunos por meio do compartilhamento de ideias a cerca do assunto abordado.