Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS INOVADORES NA AULA DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: ENSINO, BIOLOGIA, ENSINO-APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37159
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2988
    "inscrito_id" => 560
    "titulo" => "IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS INOVADORES NA AULA DE BIOLOGIA"
    "resumo" => """
      O uso de recursos didáticos é uma ferramenta preciosa para os discentes, como meios facilitadores de compreensão de conteúdos abordados, não só na aprendizagem, como também na melhoria significativa da interação entre aluno e professor. O ato de ensinar está cada vez mais desafiador devido as diversas tecnologias existentes. Isso faz com que o docente se sinta obrigado a fazer uso dessas tecnolgias para não ficar ultrapassado, mehorar o processo ensino-aprendizagem e conseguir prender a atenção do aluno. Diante do exposto, surgiu a ideia de realizar essa pesquisa que teve como objetivo identificar a utilização de recursos didaticos inovadores no ensino de Biologia. \r\n
      A pesquisa foi realizada com base em um questionário aplicado com três professores que lecionam biologia em todo o ensino médio em uma escola pública localizada no município de Areia-PB,para melhor entendimento dos resultados os professores foram nomeados como: P1, P2 e P3. Ao final do trabalho podemos perceber que a inserção de novos recursos didaticos nas aulas de biologia facilita a qualidade do aprendizado e a interação do aluno com o professor, fugindo do ensino tradicional e desenvolvendo seu senso critico. Percebemos também que não é fácil para o professor a construção do próprio recurso didático, seja pela falta de tempo ou de recurso.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO, BIOLOGIA, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID560_30092017201636.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSILENE MARIA DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "JOSILENE ALMEIDA"
    "autor_email" => "josysharle5@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37159
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2988
    "inscrito_id" => 560
    "titulo" => "IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS INOVADORES NA AULA DE BIOLOGIA"
    "resumo" => """
      O uso de recursos didáticos é uma ferramenta preciosa para os discentes, como meios facilitadores de compreensão de conteúdos abordados, não só na aprendizagem, como também na melhoria significativa da interação entre aluno e professor. O ato de ensinar está cada vez mais desafiador devido as diversas tecnologias existentes. Isso faz com que o docente se sinta obrigado a fazer uso dessas tecnolgias para não ficar ultrapassado, mehorar o processo ensino-aprendizagem e conseguir prender a atenção do aluno. Diante do exposto, surgiu a ideia de realizar essa pesquisa que teve como objetivo identificar a utilização de recursos didaticos inovadores no ensino de Biologia. \r\n
      A pesquisa foi realizada com base em um questionário aplicado com três professores que lecionam biologia em todo o ensino médio em uma escola pública localizada no município de Areia-PB,para melhor entendimento dos resultados os professores foram nomeados como: P1, P2 e P3. Ao final do trabalho podemos perceber que a inserção de novos recursos didaticos nas aulas de biologia facilita a qualidade do aprendizado e a interação do aluno com o professor, fugindo do ensino tradicional e desenvolvendo seu senso critico. Percebemos também que não é fácil para o professor a construção do próprio recurso didático, seja pela falta de tempo ou de recurso.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO, BIOLOGIA, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID560_30092017201636.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSILENE MARIA DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "JOSILENE ALMEIDA"
    "autor_email" => "josysharle5@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O uso de recursos didáticos é uma ferramenta preciosa para os discentes, como meios facilitadores de compreensão de conteúdos abordados, não só na aprendizagem, como também na melhoria significativa da interação entre aluno e professor. O ato de ensinar está cada vez mais desafiador devido as diversas tecnologias existentes. Isso faz com que o docente se sinta obrigado a fazer uso dessas tecnolgias para não ficar ultrapassado, mehorar o processo ensino-aprendizagem e conseguir prender a atenção do aluno. Diante do exposto, surgiu a ideia de realizar essa pesquisa que teve como objetivo identificar a utilização de recursos didaticos inovadores no ensino de Biologia. A pesquisa foi realizada com base em um questionário aplicado com três professores que lecionam biologia em todo o ensino médio em uma escola pública localizada no município de Areia-PB,para melhor entendimento dos resultados os professores foram nomeados como: P1, P2 e P3. Ao final do trabalho podemos perceber que a inserção de novos recursos didaticos nas aulas de biologia facilita a qualidade do aprendizado e a interação do aluno com o professor, fugindo do ensino tradicional e desenvolvendo seu senso critico. Percebemos também que não é fácil para o professor a construção do próprio recurso didático, seja pela falta de tempo ou de recurso.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.