O uso de recursos didáticos é uma ferramenta preciosa para os discentes, como meios facilitadores de compreensão de conteúdos abordados, não só na aprendizagem, como também na melhoria significativa da interação entre aluno e professor. O ato de ensinar está cada vez mais desafiador devido as diversas tecnologias existentes. Isso faz com que o docente se sinta obrigado a fazer uso dessas tecnolgias para não ficar ultrapassado, mehorar o processo ensino-aprendizagem e conseguir prender a atenção do aluno. Diante do exposto, surgiu a ideia de realizar essa pesquisa que teve como objetivo identificar a utilização de recursos didaticos inovadores no ensino de Biologia.
A pesquisa foi realizada com base em um questionário aplicado com três professores que lecionam biologia em todo o ensino médio em uma escola pública localizada no município de Areia-PB,para melhor entendimento dos resultados os professores foram nomeados como: P1, P2 e P3. Ao final do trabalho podemos perceber que a inserção de novos recursos didaticos nas aulas de biologia facilita a qualidade do aprendizado e a interação do aluno com o professor, fugindo do ensino tradicional e desenvolvendo seu senso critico. Percebemos também que não é fácil para o professor a construção do próprio recurso didático, seja pela falta de tempo ou de recurso.