Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA EM LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA PARA OS ALUNOS DAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO CEARÁ: UM INSTRUMENTO DE GESTÃO QUE ORIENTA A F

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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará - SEDUC/CE iniciou no ano de 2017 uma ação sistêmica de avaliação diagnóstica de todos os alunos regularmente matriculados no ensino médio dessa rede de ensino. Essa ação objetiva traçar um panorama que oriente professores e gestores na elaboração de ações pedagógicas com vistas à melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Entende-se que uma avaliação com características diagnósticas e formativas possa traçar um desenho que oriente de forma mais eficaz as ações para o saneamento das deficiências cognitivas encontradas contribuindo dessa forma para a determinação e elaboração de estratégias metodológicas com foco no sucesso acadêmico e criando, a nível de rede, um instrumento fundamental para basear políticas de formação continuada de professores. Essa avaliação diagnóstica foi aplicada em dois momentos do ano letivo: ao início desse, como avaliação de entrada, e no início do segundo semestre letivo, como avaliação de processo. No primeiro momento a avaliação mensura, a partir das habilidades que historicamente se mostraram no Sistema Permanente de Avaliação da Educação do Ceará – SPAECE como mais frágeis, o grau de desenvolvimento que os estudantes deveriam ter desenvolvidos na série anterior à avaliada, e a partir disso orienta ações pedagógicas e gerenciais de superação dessas fragilidades. No segundo momento, a avaliação, utilizando-se dos mesmo descritores do primeiro momento, objetiva avaliar o grau de eficácia das ações planejadas a partir do que foi detectado no primeiro momento, contribuindo para a continuidade ou reformulação dessas ações. Essas avaliações são aplicados preferencialmente de forma on line, a partir de sistema informatizado próprio da secretaria, ou, naquelas escolas onde há qualquer impedimento à essa forma de aplicação, ela acontece impressa e posteriormente os resultados são inseridos pela própria escola no mesmo sistema operacional. Isso permite que os resultados e relatórios sejam gerados em curto prazo, promovendo, assim, a construção do desenho do desenvolvimento cognitivo dos alunos das 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio. O artigo apresentado estudou a aplicação e os resultados dessa avaliação na contribuição para o sucesso acadêmico dos alunos das 1ª séries do ensino médio dessa rede mostrando sai contribuição para a elaboração de estratégias de intervenção. Para isso implicou no acompanhamento dos resultados da primeira e da segunda etapa da avaliação. Além disso, objetiva também associar essa ação avaliativa de rede à construção histórica de uma avaliação com caráter diagnóstico em contraponto a uma avaliação simplesmente verificatória sendo fundamental para entender a sua função democratizadora do ensino e promovente da equidade dentro da educação, características essenciais na busca pela integração social e formação humana emancipatória construtoras de uma sociedade mais justa e igualitária.

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