Que a leitura e a escrita estão relacionadas desde sempre, não é uma novidade, porém se faz necessário compreender os mecanismos utilizados em sala de aula para proporcionar a interação entre essas duas áreas do conhecimento, tendo sempre em mente que é através da leitura que os alunos se familiarizam com os gêneros, além de terem acesso aos mais variados conhecimentos, não apenas linguísticos, mas de caráter geral, proporcionando muitas vezes uma interdisciplinaridade natural, que rompe as paredes da sala de aula abrindo um horizonte de possibilidades para o aluno . Com base nesses pressupostos, o presente relatório tem por objetivo identificar os mecanismos de interação entre leitura e escrita utilizados e desenvolvidos em sala de aula. A partir dessa identificação pretendemos analisar os reflexos desses mecanismos na produção escrita dos alunos, tendo como base as propostas apresentadas por Koch e Elias (2006), juntamente com a fundamentação teórica proposta por Alves (2014). A pesquisa foi desenvolvida em uma turma do 3° ano do Ensino Médio de uma escola da rede privada do município de Cabedelo/PB, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário. A partir do material coletado podemos identificar a dificuldade encontrada pelos professores e alunos no que diz respeito a utilizar a leitura como um mecanismo para o aprendizado de gêneros, com base na escassez de gêneros abordados dentro da sala de aula, uma vez que os professores e alunos estão acorrentados a um único gênero, esquecendo o universo de possibilidades que a leitura e escrita podem proporcionar.