MAPEAMENTO DOS EIXOS TEMÁTICOS DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37406 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2627 "inscrito_id" => 6499 "titulo" => "MAPEAMENTO DOS EIXOS TEMÁTICOS DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "O estágio supervisionado oportuniza a ligação entre a teoria e a prática na formação inicial de professores, além de proporcionar ao futuro docente reflexão sobre suas ações profissionais e de permitir que os professores em formação inicial convivam com a realidade escolar e percebam os seus contextos social, administrativo e de práticas pedagógicas predominantes. É espaço de formação de professores, que desencadeia o surgimento de uma nova cultura emergente na ação docente, fruto de ação reflexiva na ação coletiva. A presente pesquisa é de caráter bibliográfico e objetiva mapear os eixos temáticos de teses e dissertações defendidas e públicas entre os anos de 2010 a 2015 e disponibilizadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Para analisar os dados, utilizamos a técnica de análise de conteúdo. Os dados coletados foram organizados em tabelas e gráficos e sistematizados em duas unidades de análise: contexto das pesquisas e o enforque das pesquisas, que são constituídas por quatro categorias assim organizadas: origem, geolocalização, área de conhecimento e eixo temático de práticas docentes nas teses e dissertações selecionadas para este estudo. Além disso, apresentam as tendências nas pesquisas realizadas no período pré-estabelecido. Os resultados obtidos revelam que são recorrentes nos processos investigativos sobre a formação inicial de professores, pesquisas que focalizam o processo curricular dos estágios curriculares e identidade profissional ainda necessitam de aprofundamentos e que as pesquisas sobre o tema estão concentradas na região Sudeste e não encontramos com os critérios utilizados teses e dissertações sobre este estudo na região Norte do país." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "MAPEAMENTO, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EIXOS TEMÁTICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID6499_15092017153244.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADALBERON MOREIRA DE LIMA FILHO" "autor_nome_curto" => "ADALBERON" "autor_email" => "adalberon.moreira@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL (UNICSUL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37406 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2627 "inscrito_id" => 6499 "titulo" => "MAPEAMENTO DOS EIXOS TEMÁTICOS DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "O estágio supervisionado oportuniza a ligação entre a teoria e a prática na formação inicial de professores, além de proporcionar ao futuro docente reflexão sobre suas ações profissionais e de permitir que os professores em formação inicial convivam com a realidade escolar e percebam os seus contextos social, administrativo e de práticas pedagógicas predominantes. É espaço de formação de professores, que desencadeia o surgimento de uma nova cultura emergente na ação docente, fruto de ação reflexiva na ação coletiva. A presente pesquisa é de caráter bibliográfico e objetiva mapear os eixos temáticos de teses e dissertações defendidas e públicas entre os anos de 2010 a 2015 e disponibilizadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Para analisar os dados, utilizamos a técnica de análise de conteúdo. Os dados coletados foram organizados em tabelas e gráficos e sistematizados em duas unidades de análise: contexto das pesquisas e o enforque das pesquisas, que são constituídas por quatro categorias assim organizadas: origem, geolocalização, área de conhecimento e eixo temático de práticas docentes nas teses e dissertações selecionadas para este estudo. Além disso, apresentam as tendências nas pesquisas realizadas no período pré-estabelecido. Os resultados obtidos revelam que são recorrentes nos processos investigativos sobre a formação inicial de professores, pesquisas que focalizam o processo curricular dos estágios curriculares e identidade profissional ainda necessitam de aprofundamentos e que as pesquisas sobre o tema estão concentradas na região Sudeste e não encontramos com os critérios utilizados teses e dissertações sobre este estudo na região Norte do país." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "MAPEAMENTO, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EIXOS TEMÁTICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID6499_15092017153244.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADALBERON MOREIRA DE LIMA FILHO" "autor_nome_curto" => "ADALBERON" "autor_email" => "adalberon.moreira@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL (UNICSUL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }