O estágio supervisionado oportuniza a ligação entre a teoria e a prática na formação inicial de professores, além de proporcionar ao futuro docente reflexão sobre suas ações profissionais e de permitir que os professores em formação inicial convivam com a realidade escolar e percebam os seus contextos social, administrativo e de práticas pedagógicas predominantes. É espaço de formação de professores, que desencadeia o surgimento de uma nova cultura emergente na ação docente, fruto de ação reflexiva na ação coletiva. A presente pesquisa é de caráter bibliográfico e objetiva mapear os eixos temáticos de teses e dissertações defendidas e públicas entre os anos de 2010 a 2015 e disponibilizadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Para analisar os dados, utilizamos a técnica de análise de conteúdo. Os dados coletados foram organizados em tabelas e gráficos e sistematizados em duas unidades de análise: contexto das pesquisas e o enforque das pesquisas, que são constituídas por quatro categorias assim organizadas: origem, geolocalização, área de conhecimento e eixo temático de práticas docentes nas teses e dissertações selecionadas para este estudo. Além disso, apresentam as tendências nas pesquisas realizadas no período pré-estabelecido. Os resultados obtidos revelam que são recorrentes nos processos investigativos sobre a formação inicial de professores, pesquisas que focalizam o processo curricular dos estágios curriculares e identidade profissional ainda necessitam de aprofundamentos e que as pesquisas sobre o tema estão concentradas na região Sudeste e não encontramos com os critérios utilizados teses e dissertações sobre este estudo na região Norte do país.