Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MAPEAMENTO DOS EIXOS TEMÁTICOS DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Palavra-chaves: MAPEAMENTO, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EIXOS TEMÁTICOS Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37406
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2627
    "inscrito_id" => 6499
    "titulo" => "MAPEAMENTO DOS EIXOS TEMÁTICOS DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "resumo" => "O estágio supervisionado oportuniza a ligação entre a teoria e a prática na formação inicial de professores, além de proporcionar ao futuro docente reflexão sobre suas ações profissionais e de permitir que os professores em formação inicial convivam com a realidade escolar e percebam os seus contextos social, administrativo e de práticas pedagógicas predominantes. É espaço de formação de professores, que desencadeia o surgimento de uma nova cultura emergente na ação docente, fruto de ação reflexiva na ação coletiva. A presente pesquisa é de caráter bibliográfico e objetiva mapear os eixos temáticos de teses e dissertações defendidas e públicas entre os anos de 2010 a 2015 e disponibilizadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações.  Para analisar os dados, utilizamos a técnica de análise de conteúdo. Os dados coletados  foram organizados em tabelas e gráficos e sistematizados em duas unidades de análise: contexto das pesquisas e o enforque das pesquisas, que são constituídas por quatro categorias assim organizadas: origem, geolocalização, área de conhecimento e eixo temático de práticas docentes nas teses e dissertações selecionadas para este estudo. Além disso, apresentam as tendências nas pesquisas realizadas no período pré-estabelecido. Os resultados obtidos revelam que são recorrentes nos processos investigativos sobre a formação inicial de professores, pesquisas que focalizam o processo curricular dos estágios curriculares e identidade profissional ainda necessitam de aprofundamentos e que as pesquisas sobre o tema estão concentradas na região Sudeste e não encontramos com os critérios utilizados teses e dissertações sobre este estudo na região Norte do país."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "MAPEAMENTO, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EIXOS TEMÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID6499_15092017153244.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADALBERON MOREIRA DE LIMA FILHO"
    "autor_nome_curto" => "ADALBERON"
    "autor_email" => "adalberon.moreira@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL (UNICSUL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37406
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2627
    "inscrito_id" => 6499
    "titulo" => "MAPEAMENTO DOS EIXOS TEMÁTICOS DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "resumo" => "O estágio supervisionado oportuniza a ligação entre a teoria e a prática na formação inicial de professores, além de proporcionar ao futuro docente reflexão sobre suas ações profissionais e de permitir que os professores em formação inicial convivam com a realidade escolar e percebam os seus contextos social, administrativo e de práticas pedagógicas predominantes. É espaço de formação de professores, que desencadeia o surgimento de uma nova cultura emergente na ação docente, fruto de ação reflexiva na ação coletiva. A presente pesquisa é de caráter bibliográfico e objetiva mapear os eixos temáticos de teses e dissertações defendidas e públicas entre os anos de 2010 a 2015 e disponibilizadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações.  Para analisar os dados, utilizamos a técnica de análise de conteúdo. Os dados coletados  foram organizados em tabelas e gráficos e sistematizados em duas unidades de análise: contexto das pesquisas e o enforque das pesquisas, que são constituídas por quatro categorias assim organizadas: origem, geolocalização, área de conhecimento e eixo temático de práticas docentes nas teses e dissertações selecionadas para este estudo. Além disso, apresentam as tendências nas pesquisas realizadas no período pré-estabelecido. Os resultados obtidos revelam que são recorrentes nos processos investigativos sobre a formação inicial de professores, pesquisas que focalizam o processo curricular dos estágios curriculares e identidade profissional ainda necessitam de aprofundamentos e que as pesquisas sobre o tema estão concentradas na região Sudeste e não encontramos com os critérios utilizados teses e dissertações sobre este estudo na região Norte do país."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "MAPEAMENTO, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EIXOS TEMÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID6499_15092017153244.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADALBERON MOREIRA DE LIMA FILHO"
    "autor_nome_curto" => "ADALBERON"
    "autor_email" => "adalberon.moreira@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL (UNICSUL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O estágio supervisionado oportuniza a ligação entre a teoria e a prática na formação inicial de professores, além de proporcionar ao futuro docente reflexão sobre suas ações profissionais e de permitir que os professores em formação inicial convivam com a realidade escolar e percebam os seus contextos social, administrativo e de práticas pedagógicas predominantes. É espaço de formação de professores, que desencadeia o surgimento de uma nova cultura emergente na ação docente, fruto de ação reflexiva na ação coletiva. A presente pesquisa é de caráter bibliográfico e objetiva mapear os eixos temáticos de teses e dissertações defendidas e públicas entre os anos de 2010 a 2015 e disponibilizadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Para analisar os dados, utilizamos a técnica de análise de conteúdo. Os dados coletados foram organizados em tabelas e gráficos e sistematizados em duas unidades de análise: contexto das pesquisas e o enforque das pesquisas, que são constituídas por quatro categorias assim organizadas: origem, geolocalização, área de conhecimento e eixo temático de práticas docentes nas teses e dissertações selecionadas para este estudo. Além disso, apresentam as tendências nas pesquisas realizadas no período pré-estabelecido. Os resultados obtidos revelam que são recorrentes nos processos investigativos sobre a formação inicial de professores, pesquisas que focalizam o processo curricular dos estágios curriculares e identidade profissional ainda necessitam de aprofundamentos e que as pesquisas sobre o tema estão concentradas na região Sudeste e não encontramos com os critérios utilizados teses e dissertações sobre este estudo na região Norte do país.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.