Este trabalho é fruto da pesquisa de iniciação cientifica-PIBIC/CNPq e versa sobre as representações imagéticas da Cultura Indígena nos livros didáticos aprovado pelo PNLD/CAMPO-2013. Como também, faz parte da pesquisa “Educação do Campo e ‘Desenvolvimento’ Rural: foco nos saberes dos povos campesinos e da educação das relações étnico-raciais presentes nas práticas curriculares e nos livros didáticos das escolas localizadas no Território Rural do Município de Caruaru – PE”, este estudo vem sendo desenvolvido no Centro Acadêmico do Agreste, no Núcleo de Formação Docente, na Universidade Federal de Pernambuco. A partir da compreensão dos Livros Didáticos enquanto textos curriculares, objetivamos identificar e caracterizar os lugares e os papéis da Cultura Indígena presente nos livros didáticos aprovados pelo PNLD/CAMPO-2013. A Abordagem Teórica centra-se nos Estudos Pós-coloniais Latino-americanos (QUIJANO, 2005, 2006; MIGNOLO, 2008; WALSH, 2008) que colocam em questão os modelos teóricos eurocêntricos e suas metanarrativas, principalmente no que se referem à discussão da Cultura Indígena. A técnica de análise é Análise de Conteúdo via Análise Temática (VALA, 1999; BARDIN, 1977). Os resultados apontam que a Coleção Girassol – Saberes e Fazeres do Campo apresenta um quantitativo de 38 imagens. Os lugares e os papéis da Cultura Indígena presente nos livros didáticos se constituem na tensão relação da Colonialidade e da Decolonialidade. Mostram a forte influência da Colonialidade do Poder, Ser e do Saber, em que os indígenas e suas culturas são retratados na condição de subalternos e presos ao passado, retratando a figuras de bárbaros, bons selvagens, primitivos e arcaicos, homogeneizando e silenciando os povos e culturas.