OS LUGARES E OS PAPÉIS DA CULTURA INDÍGENA PRESENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS APROVADOS PELO PNLD/CAMPO-2013
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38109 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2494 "inscrito_id" => 6282 "titulo" => "OS LUGARES E OS PAPÉIS DA CULTURA INDÍGENA PRESENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS APROVADOS PELO PNLD/CAMPO-2013" "resumo" => "Este trabalho é fruto da pesquisa de iniciação cientifica-PIBIC/CNPq e versa sobre as representações imagéticas da Cultura Indígena nos livros didáticos aprovado pelo PNLD/CAMPO-2013. Como também, faz parte da pesquisa “Educação do Campo e ‘Desenvolvimento’ Rural: foco nos saberes dos povos campesinos e da educação das relações étnico-raciais presentes nas práticas curriculares e nos livros didáticos das escolas localizadas no Território Rural do Município de Caruaru – PE”, este estudo vem sendo desenvolvido no Centro Acadêmico do Agreste, no Núcleo de Formação Docente, na Universidade Federal de Pernambuco. A partir da compreensão dos Livros Didáticos enquanto textos curriculares, objetivamos identificar e caracterizar os lugares e os papéis da Cultura Indígena presente nos livros didáticos aprovados pelo PNLD/CAMPO-2013. A Abordagem Teórica centra-se nos Estudos Pós-coloniais Latino-americanos (QUIJANO, 2005, 2006; MIGNOLO, 2008; WALSH, 2008) que colocam em questão os modelos teóricos eurocêntricos e suas metanarrativas, principalmente no que se referem à discussão da Cultura Indígena. A técnica de análise é Análise de Conteúdo via Análise Temática (VALA, 1999; BARDIN, 1977). Os resultados apontam que a Coleção Girassol – Saberes e Fazeres do Campo apresenta um quantitativo de 38 imagens. Os lugares e os papéis da Cultura Indígena presente nos livros didáticos se constituem na tensão relação da Colonialidade e da Decolonialidade. Mostram a forte influência da Colonialidade do Poder, Ser e do Saber, em que os indígenas e suas culturas são retratados na condição de subalternos e presos ao passado, retratando a figuras de bárbaros, bons selvagens, primitivos e arcaicos, homogeneizando e silenciando os povos e culturas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "CULTURA INDÍGENA,, LIVRO DIDÁTICO, IMAGENS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA6_ID6282_12092017003236.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANUELA DARC DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MANUELA DARC" "autor_email" => "manu-darc@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38109 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2494 "inscrito_id" => 6282 "titulo" => "OS LUGARES E OS PAPÉIS DA CULTURA INDÍGENA PRESENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS APROVADOS PELO PNLD/CAMPO-2013" "resumo" => "Este trabalho é fruto da pesquisa de iniciação cientifica-PIBIC/CNPq e versa sobre as representações imagéticas da Cultura Indígena nos livros didáticos aprovado pelo PNLD/CAMPO-2013. Como também, faz parte da pesquisa “Educação do Campo e ‘Desenvolvimento’ Rural: foco nos saberes dos povos campesinos e da educação das relações étnico-raciais presentes nas práticas curriculares e nos livros didáticos das escolas localizadas no Território Rural do Município de Caruaru – PE”, este estudo vem sendo desenvolvido no Centro Acadêmico do Agreste, no Núcleo de Formação Docente, na Universidade Federal de Pernambuco. A partir da compreensão dos Livros Didáticos enquanto textos curriculares, objetivamos identificar e caracterizar os lugares e os papéis da Cultura Indígena presente nos livros didáticos aprovados pelo PNLD/CAMPO-2013. A Abordagem Teórica centra-se nos Estudos Pós-coloniais Latino-americanos (QUIJANO, 2005, 2006; MIGNOLO, 2008; WALSH, 2008) que colocam em questão os modelos teóricos eurocêntricos e suas metanarrativas, principalmente no que se referem à discussão da Cultura Indígena. A técnica de análise é Análise de Conteúdo via Análise Temática (VALA, 1999; BARDIN, 1977). Os resultados apontam que a Coleção Girassol – Saberes e Fazeres do Campo apresenta um quantitativo de 38 imagens. Os lugares e os papéis da Cultura Indígena presente nos livros didáticos se constituem na tensão relação da Colonialidade e da Decolonialidade. Mostram a forte influência da Colonialidade do Poder, Ser e do Saber, em que os indígenas e suas culturas são retratados na condição de subalternos e presos ao passado, retratando a figuras de bárbaros, bons selvagens, primitivos e arcaicos, homogeneizando e silenciando os povos e culturas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "CULTURA INDÍGENA,, LIVRO DIDÁTICO, IMAGENS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA6_ID6282_12092017003236.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANUELA DARC DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MANUELA DARC" "autor_email" => "manu-darc@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }