Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRAÇANDO NOVOS CAMINHOS: UMA ESCUTA AMPLIADA PARA PROFISSIONAIS DOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE CARUARU-PE COMO AÇÕES PSICOSSOCIAIS E EDUCATIVAS.

Palavra-chaves: MOTIVAÇÃO, PROFISSIONAIS, EDUCAÇÃO INFANTIL Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
0 of 0
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38693 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2255 "inscrito_id" => 6543 "titulo" => "TRAÇANDO NOVOS CAMINHOS: UMA ESCUTA AMPLIADA PARA PROFISSIONAIS DOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE CARUARU-PE COMO AÇÕES PSICOSSOCIAIS E EDUCATIVAS.TRAÇANDO NOVOS CAMINHOS: UMA ESCUTA AMPLIADA PARA PROFISSIONAIS DOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE CARUARU-PE COMO AÇÕES PSICOSSOCIAIS E EDUCATIVA" "resumo" => "O presente trabalho apresenta um relato de experiência vivenciada em quinze Centros Municipais de Educação Infantil, na cidade de Caruaru-PE, direcionada pela equipe Psicossocial Educacional que integra a secretaria de educação do referido município. Teve por objetivos trabalhar aspectos motivacionais para a prática pedagógica com os profissionais dos quinze Centros; Sensibilizar e orientar os profissionais da Educação Infantil para a promoção do desenvolvimento socioafetivo e intelectual da criança; Trabalhar ações direcionadas à promoção da aprendizagem, percorrendo pela criatividade do educador e, Promover ações na perspectiva intersetorial com foco na informação e orientação da equipe pedagógica sobre o público por eles atendido. A equipe articulou as vivências com os referenciais que nos apontam o perfil profissional do professor para atuar nesta área, bem como conceitos e encaminhamentos sobre motivação, afetos e emoções que acarretam diretamente nos processos de ensino e aprendizagem. Os encontros foram promovidos e articulados em um calendário semestral, em formato de oficinas, contando com a participação da equipe gestora, dos/das profissionais, alunos/as e familiares. Desta forma, procurou-se viabilizar ações que pudessem construir “motivos” para que os profissionais atuantes dos referidos Centros sentissem interesse em motivar-se, em envolver-se com mais prazer nos diversos saberes da educação. Com este intuito, buscou-se nestes encontros o estímulo de práticas motivacionais diante do fazer pedagógico, diálogo e escuta dos profissionais com estímulo ao cuidar de si para cuidar do outro através do fazer pedagógico. O trabalho foi concluído com a compreensão de que a proposta de motivação precisa ser um exercício diário para as atuações presentes e futuras. Nesse sentido, as atuações da equipe foram de fundamental importância para desenvolver o potencial de uma reflexão crítica em relação à prática pedagógica enquanto construção do saber, ocupando um lugar na função educativa, distinta de uma função familiar.O presente trabalho apresenta um relato de experiência vivenciada em quinze Centros Municipais de Educação Infantil, na cidade de Caruaru-PE, direcionada pela e" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "MOTIVAÇÃO, PROFISSIONAIS, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID6543_11092017192655.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALERIANA PORTO PASTOR" "autor_nome_curto" => "VALERIANA PORTO" "autor_email" => "v.porto@hotmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38693 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2255 "inscrito_id" => 6543 "titulo" => "TRAÇANDO NOVOS CAMINHOS: UMA ESCUTA AMPLIADA PARA PROFISSIONAIS DOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE CARUARU-PE COMO AÇÕES PSICOSSOCIAIS E EDUCATIVAS.TRAÇANDO NOVOS CAMINHOS: UMA ESCUTA AMPLIADA PARA PROFISSIONAIS DOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE CARUARU-PE COMO AÇÕES PSICOSSOCIAIS E EDUCATIVA" "resumo" => "O presente trabalho apresenta um relato de experiência vivenciada em quinze Centros Municipais de Educação Infantil, na cidade de Caruaru-PE, direcionada pela equipe Psicossocial Educacional que integra a secretaria de educação do referido município. Teve por objetivos trabalhar aspectos motivacionais para a prática pedagógica com os profissionais dos quinze Centros; Sensibilizar e orientar os profissionais da Educação Infantil para a promoção do desenvolvimento socioafetivo e intelectual da criança; Trabalhar ações direcionadas à promoção da aprendizagem, percorrendo pela criatividade do educador e, Promover ações na perspectiva intersetorial com foco na informação e orientação da equipe pedagógica sobre o público por eles atendido. A equipe articulou as vivências com os referenciais que nos apontam o perfil profissional do professor para atuar nesta área, bem como conceitos e encaminhamentos sobre motivação, afetos e emoções que acarretam diretamente nos processos de ensino e aprendizagem. Os encontros foram promovidos e articulados em um calendário semestral, em formato de oficinas, contando com a participação da equipe gestora, dos/das profissionais, alunos/as e familiares. Desta forma, procurou-se viabilizar ações que pudessem construir “motivos” para que os profissionais atuantes dos referidos Centros sentissem interesse em motivar-se, em envolver-se com mais prazer nos diversos saberes da educação. Com este intuito, buscou-se nestes encontros o estímulo de práticas motivacionais diante do fazer pedagógico, diálogo e escuta dos profissionais com estímulo ao cuidar de si para cuidar do outro através do fazer pedagógico. O trabalho foi concluído com a compreensão de que a proposta de motivação precisa ser um exercício diário para as atuações presentes e futuras. Nesse sentido, as atuações da equipe foram de fundamental importância para desenvolver o potencial de uma reflexão crítica em relação à prática pedagógica enquanto construção do saber, ocupando um lugar na função educativa, distinta de uma função familiar.O presente trabalho apresenta um relato de experiência vivenciada em quinze Centros Municipais de Educação Infantil, na cidade de Caruaru-PE, direcionada pela e" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "MOTIVAÇÃO, PROFISSIONAIS, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID6543_11092017192655.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALERIANA PORTO PASTOR" "autor_nome_curto" => "VALERIANA PORTO" "autor_email" => "v.porto@hotmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho apresenta um relato de experiência vivenciada em quinze Centros Municipais de Educação Infantil, na cidade de Caruaru-PE, direcionada pela equipe Psicossocial Educacional que integra a secretaria de educação do referido município. Teve por objetivos trabalhar aspectos motivacionais para a prática pedagógica com os profissionais dos quinze Centros; Sensibilizar e orientar os profissionais da Educação Infantil para a promoção do desenvolvimento socioafetivo e intelectual da criança; Trabalhar ações direcionadas à promoção da aprendizagem, percorrendo pela criatividade do educador e, Promover ações na perspectiva intersetorial com foco na informação e orientação da equipe pedagógica sobre o público por eles atendido. A equipe articulou as vivências com os referenciais que nos apontam o perfil profissional do professor para atuar nesta área, bem como conceitos e encaminhamentos sobre motivação, afetos e emoções que acarretam diretamente nos processos de ensino e aprendizagem. Os encontros foram promovidos e articulados em um calendário semestral, em formato de oficinas, contando com a participação da equipe gestora, dos/das profissionais, alunos/as e familiares. Desta forma, procurou-se viabilizar ações que pudessem construir “motivos” para que os profissionais atuantes dos referidos Centros sentissem interesse em motivar-se, em envolver-se com mais prazer nos diversos saberes da educação. Com este intuito, buscou-se nestes encontros o estímulo de práticas motivacionais diante do fazer pedagógico, diálogo e escuta dos profissionais com estímulo ao cuidar de si para cuidar do outro através do fazer pedagógico. O trabalho foi concluído com a compreensão de que a proposta de motivação precisa ser um exercício diário para as atuações presentes e futuras. Nesse sentido, as atuações da equipe foram de fundamental importância para desenvolver o potencial de uma reflexão crítica em relação à prática pedagógica enquanto construção do saber, ocupando um lugar na função educativa, distinta de uma função familiar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.