A saúde vocal do professor é uma ferramenta indispensável para a explanação de conteúdos na sala de aula. Contudo, ainda é inexpressivo o número de docentes que conhecem os hábitos que colaboram para uma boa saúde vocal. O mal uso de voz contribui para o aparecimento de nódulos, pólipos, edemas, dentre outras lesões de pregas vocais, patologias prejudiciais a uma boa fonação e que podem manter o professor afastado da sala de aula. Atualmente, as alterações laríngeas estão entre as patologias que mais justificam o pedido de licença para tratamento de saúde de professores. O seguinte trabalho consiste relatar a experiência de uma oficina sobre higiene vocal para professores do ensino fundamental como forma de prevenir futuras alterações vocais. A Oficina foi realizada com dez docentes da rede pública de ensino fundamental da cidade de Aldeias Altas-MA. Eles participaram de três encontros realizados quinzenalmente, onde recebiam informações sobre hábitos prejudiciais à voz e como manter uma saúde vocal atuando em sala de aula. Ao final dos três encontros, os educadores relataram a importância que a oficina trouxe para sua vida e para sua voz e os benefícios dos exercícios propostos para uma boa saúde vocal e hábitos saudáveis. Constatou-se que 90% dos professores participantes usavam sua voz de forma incorreta na sala de aula e desconheciam métodos para o aquecimento e desaquecimento vocal. Ações de saúde em educação permanente levam aos educadores noções básicas de saúde que favorecem o desempenho de suas formas sem adoecimento, evitando, assim, o aparecimento de doenças ocupacionais.