Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: REVELAÇÕES DE SENTIDOS E CONTEXTOS

Palavra-chaves: CIÊNCIAS, ATIVIDADES LÚDICAS, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar, entre as diversidades de atividades práticas lúdicas de conteúdos de Ciências Naturais, os exercícios considerados pelos estudantes como mais atrativos, e, consequentemente, encontrar contextos a partir dos sentidos atribuídos a eles. Dessa forma, nossa investigação gira em torno da seguinte questão de pesquisa: Será que a importância dada às atividades práticas se volta mais para a satisfação em aprender, ou seja, no contentamento ou quanto às aprendizagens de conteúdos, ou da própria prática? Para a coleta de dados, participaram 20 estudantes do Ensino Fundamental II (7º ano) em Escola Municipal de Jurema – PE. Os discentes vivenciaram os conteúdos de Meio Ambiente, Biomas Brasileiros, Origem da Vida, os Reinos e temas transversais, com base em aulas teórico-práticas, especialmente, quanto às atividades lúdicas. As atividades desenvolvidas foram maquetes, feira de ciências, jogos, competição de foguetes, peça teatral, dinâmicas e experiências. Os estudantes consideram as produções de maquetes mais atraentes (representam 40%); em seguida, a feira de ciências também apresenta boa aceitação dos discentes (correspondendo 30%). Os mais baixos valores ocorreram para competição de foguetes e peça teatral com 10%, respectivamente; e as dinâmicas e experiências representaram cada uma com 5%. Dos sentidos atribuídos, foi possível encontrar três contextos: (a) Satisfação nas vivências das atividades lúdicas em ciências naturais (30%); (b) Conteúdo e assuntos interessantes em ciências naturais (5%); (c) Multiplicidades de aprendizagem em ciências naturais (65%), concernentes às atividades facilitadoras de aprendizagem, visibilidade nas aprendizagens, aprendizagem na prática, aprendizagem pelas experiências, descoberta de aprendizagem e envolvimento no projeto de Ciências. Das considerações, pode-se dizer que adotar as atividades lúdicas em sala de aula é fundamental por serem propulsoras na contribuição de aprendizagens e isso, por certo, provoca uma satisfação em vivenciar os conteúdos de Ciências Naturais, bem como de outras áreas do conhecimento e até os tornando assuntos interessantes. Este texto se pauta na perspectiva freireana quanto a pensar as atividades lúdicas como possibilidades dos estudantes desenvolverem sua própria produção, ou seja, construção.

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