Este trabalho tem como objetivo identificar, entre as diversidades de atividades práticas lúdicas de conteúdos de Ciências Naturais, os exercícios considerados pelos estudantes como mais atrativos, e, consequentemente, encontrar contextos a partir dos sentidos atribuídos a eles. Dessa forma, nossa investigação gira em torno da seguinte questão de pesquisa: Será que a importância dada às atividades práticas se volta mais para a satisfação em aprender, ou seja, no contentamento ou quanto às aprendizagens de conteúdos, ou da própria prática? Para a coleta de dados, participaram 20 estudantes do Ensino Fundamental II (7º ano) em Escola Municipal de Jurema – PE. Os discentes vivenciaram os conteúdos de Meio Ambiente, Biomas Brasileiros, Origem da Vida, os Reinos e temas transversais, com base em aulas teórico-práticas, especialmente, quanto às atividades lúdicas. As atividades desenvolvidas foram maquetes, feira de ciências, jogos, competição de foguetes, peça teatral, dinâmicas e experiências. Os estudantes consideram as produções de maquetes mais atraentes (representam 40%); em seguida, a feira de ciências também apresenta boa aceitação dos discentes (correspondendo 30%). Os mais baixos valores ocorreram para competição de foguetes e peça teatral com 10%, respectivamente; e as dinâmicas e experiências representaram cada uma com 5%. Dos sentidos atribuídos, foi possível encontrar três contextos: (a) Satisfação nas vivências das atividades lúdicas em ciências naturais (30%); (b) Conteúdo e assuntos interessantes em ciências naturais (5%); (c) Multiplicidades de aprendizagem em ciências naturais (65%), concernentes às atividades facilitadoras de aprendizagem, visibilidade nas aprendizagens, aprendizagem na prática, aprendizagem pelas experiências, descoberta de aprendizagem e envolvimento no projeto de Ciências. Das considerações, pode-se dizer que adotar as atividades lúdicas em sala de aula é fundamental por serem propulsoras na contribuição de aprendizagens e isso, por certo, provoca uma satisfação em vivenciar os conteúdos de Ciências Naturais, bem como de outras áreas do conhecimento e até os tornando assuntos interessantes. Este texto se pauta na perspectiva freireana quanto a pensar as atividades lúdicas como possibilidades dos estudantes desenvolverem sua própria produção, ou seja, construção.