Este artigo tem por objetivo abordar a importância de se utilizar o jogo numa proposta de letramento no processo de aprendizagem de alunos com deficiência na sala de recurso, no qual o lúdico trazido pelo jogo contribuirá para que o discente desenvolva sua leitura e escrita. Ademais, busca-se com este trabalho relatar a experiência de introduzir o jogo educativo como um meio de alfabetizar, a partir do letramento na sala de recurso e relatar os avanços positivos na leitura dos alunos como a aceitação deles próprios no jogo, como forma de aprendizagem nos atendimentos educacionais especializados. Os jogos utilizados e analisados nesta pesquisa se referem aos do Projeto Trilhas criado no ano de 2012 com a parceira do Instituto Natura e Ministério da Educação e Cultura (MEC), junto com a Comunidade Educativa (CEDAC). Este projeto tem a finalidade de distribuir nas escolas públicas materiais que auxiliem os professores a alfabetizarem os alunos da primeira fase do Ensino Fundamental, partindo do princípio do Plano de Meta Compromisso todos pela Educação. A pesquisa foi realizada numa sala de recurso multifuncional pertencente à Escola Municipal de Ensino Fundamental João Fernandes de Lima, situada no município de Bayeux- PB. Em cada atendimento educacional especializado observado foram apresentados os jogos para os alunos atendidos e os mesmos não só jogaram como também construíram outros jogos a partir dos já existentes e desenvolveram sua leitura e escrita.