Sipuncula e Echiura são invertebrados marinhos bentônicos, celomados e não se evidenciam
segmentos. São animais pouco conhecidos e, nesse contexto, traz desafios para o processo de ensinoaprendizagem.
Partindo do ponto de vista de que não se encontram informações frequentes sobre os
táxons Sipuncula e Echiura em livros de biologia de nível fundamental e médio e que faltam revisões
taxonômicas mais frequentes, é importante apresentar aos estudantes as informações disponíveis para
que se promova o interesse pela conservação da biodiversidade. Neste sentido, o presente trabalho teve
como objetivo principal desenvolver uma abordagem didática envolvendo morfologia, filogenia e
aspectos ecológicos sobre esses táxons pouco estudados. A proposta reuniu técnicas para o ensino de
Biologia voltadas para os mais variados níveis. Envolveram no percurso: elaboração de um projeto
contendo uma proposta de exposição de material didático em feira de ciências incluindo aspectos
lúdicos e no final, a construção de um artigo. Etapas que constituíram a apresentação do Projeto
Didático sobre Sipuncula e Echiura envolveu matérias para explorar aspectos filogenéticos,
morfológicos e ecológicos sobre os dois táxons. O momento de exposição da Feira de Ciências
consistiu na socialização final das atividades elaboradas. Foi desenvolvida em Laboratório e contou
com a participação de trinta e cinco estudantes. Ações dessa natureza permitem que estudantes da
graduação vivenciem práticas de ensino diversificadas, envolvendo aspectos didáticos incluindo
animais pouco conhecidos, uma forma de despertar a motivação para o estudo da biodiversidade e
preservação do ambiente marinho e consequentemente a proteção das espécies. E, à medida que se
oportuniza a construção de um artigo, como processo avaliativo, tem-se um registro memorístico
daquilo que foi refletido sobre o processo vivenciado, constituindo, assim, um registro autobiográfico.