Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ABORDAGEM DIDÁTICA SOBRE SIPUNCULA E ECHIURA: ASPECTOS MORFOLÓGICOS, FILOGENÉTICOS E ECOLÓGICOS

Palavra-chaves: BIODIVERSIDADE, CONCEITOS ABSTRATOS, LUDICIDADE. Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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      Partindo do ponto de vista de que não se encontram informações frequentes sobre os\r\n
      táxons Sipuncula e Echiura em livros de biologia de nível fundamental e médio e que faltam revisões\r\n
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      que se promova o interesse pela conservação da biodiversidade. Neste sentido, o presente trabalho teve\r\n
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      aspectos ecológicos sobre esses táxons pouco estudados. A proposta reuniu técnicas para o ensino de\r\n
      Biologia voltadas para os mais variados níveis. Envolveram no percurso: elaboração de um projeto\r\n
      contendo uma proposta de exposição de material didático em feira de ciências incluindo aspectos\r\n
      lúdicos e no final, a construção de um artigo. Etapas que constituíram a apresentação do Projeto\r\n
      Didático sobre Sipuncula e Echiura envolveu matérias para explorar aspectos filogenéticos,\r\n
      morfológicos e ecológicos sobre os dois táxons. O momento de exposição da Feira de Ciências\r\n
      consistiu na socialização final das atividades elaboradas. Foi desenvolvida em Laboratório e contou\r\n
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      graduação vivenciem práticas de ensino diversificadas, envolvendo aspectos didáticos incluindo\r\n
      animais pouco conhecidos, uma forma de despertar a motivação para o estudo da biodiversidade e\r\n
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Sipuncula e Echiura são invertebrados marinhos bentônicos, celomados e não se evidenciam segmentos. São animais pouco conhecidos e, nesse contexto, traz desafios para o processo de ensinoaprendizagem. Partindo do ponto de vista de que não se encontram informações frequentes sobre os táxons Sipuncula e Echiura em livros de biologia de nível fundamental e médio e que faltam revisões taxonômicas mais frequentes, é importante apresentar aos estudantes as informações disponíveis para que se promova o interesse pela conservação da biodiversidade. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo principal desenvolver uma abordagem didática envolvendo morfologia, filogenia e aspectos ecológicos sobre esses táxons pouco estudados. A proposta reuniu técnicas para o ensino de Biologia voltadas para os mais variados níveis. Envolveram no percurso: elaboração de um projeto contendo uma proposta de exposição de material didático em feira de ciências incluindo aspectos lúdicos e no final, a construção de um artigo. Etapas que constituíram a apresentação do Projeto Didático sobre Sipuncula e Echiura envolveu matérias para explorar aspectos filogenéticos, morfológicos e ecológicos sobre os dois táxons. O momento de exposição da Feira de Ciências consistiu na socialização final das atividades elaboradas. Foi desenvolvida em Laboratório e contou com a participação de trinta e cinco estudantes. Ações dessa natureza permitem que estudantes da graduação vivenciem práticas de ensino diversificadas, envolvendo aspectos didáticos incluindo animais pouco conhecidos, uma forma de despertar a motivação para o estudo da biodiversidade e preservação do ambiente marinho e consequentemente a proteção das espécies. E, à medida que se oportuniza a construção de um artigo, como processo avaliativo, tem-se um registro memorístico daquilo que foi refletido sobre o processo vivenciado, constituindo, assim, um registro autobiográfico.

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Comentários

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  • expariE

    It will be a happy day <a href=http://sildenafi.sbs>sex viagra tablets for female</a> Some people like cremation so they will have the urn as a keepsake

    28/05/2023 08:40:36
  • Mayla Chagas

    Conteúdo maravilhoso

    26/10/2022 19:57:39

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