O ensino de ciências vem passando por transformações, muitas inovações vêm sendo discutidas e trabalhadas dentro da perspectiva de melhorar o ensino e aprendizagem em ciências. Os vídeos por serem autoexplicativos dão ao aluno a oportunidade de conceituar e refletir sobre o que ele assistiu, sem a necessidade de passar grande parte da aula copiando os assuntos no caderno, além de possibilitar aos educandos levantar hipóteses, refletindo acerca do contexto do problema ou conteúdo. Este trabalho tem como objetivo fazer um relato de experiência da utilização de vídeos como recurso didático no ensino de ciências possibilitando uma melhor compreensão dos conteúdos trabalhados. As atividades pedagógicas aconteceram na Escola Estadual Professor José Fernandes Machado, o público alvo na qual as atividades se desenvolveram foi a turma do sétimo ano do ensino fundamental II onde foi realizado a exibição e discussão dos vídeos na sala de aula e focou nos seguintes aspectos: A importância dos soros antiofídicos para a remediação de pessoas acidentadas por picadas por cobras, como ocorre a produção do soro antiofídico, a importância dos estudos com cobras para a produção de novos soros, formas de prevenção contra picadas de cobras, como agir caso seja picado por uma cobra e a importância da informação na prevenção de acidentes na natureza. Após a utilização do vídeo foi possível observar na turma um maior esclarecimento ou possibilidade de conhecer como ocorre a ação do veneno no corpo, a ação do soro antiofídico para evitar mortes decorrentes da picada de cobras e como é produzido o soro antiofídico. Foi perceptível durante a sondagem dos conhecimentos prévios que os alunos não tinham noção de como era produzido o soro antiofídico tão pouco a ação real do veneno de cobra quando em contato com o sangue humano.