O presente estudo busca evidenciar os mecanismos colaborativos utilizados pelo Programa de Educação Tutorial – PET/conexões de saberes – Protagonismo Juvenil em Periferias Urbanas, o qual promove e facilita o processo de formação dos estudantes que se encontram integrados ao projeto, bem como, das crianças e adolescentes inseridas nas casas de acolhimento. Desse modo, enfatizou-se as questões vivenciadas ao decorrer do início do projeto, explanando-se as experiências que foram concretizadas em determinadas atividades, as diversas formas de absorção de conhecimento proporcionadas pela consolidação das prestações do grupo, as concepções vanguardistas que rompem os modelos tradicionais de educação e a ampla positividade que o PET proporciona diante de sua existência teleológica. Assim sendo, traçou-se uma cronologia que está pautada na importância do ativismo educacional este também como agente catalisador do processo de transformação da realidade social das crianças e dos adolescentes. Ao mesmo tempo, em que estabeleceu-se também a importância da difusão e absorção do saber que ocorre mediante o processo dicotômico ofertado pelo projeto e pelas as crianças e adolescentes que estão inseridas nesses espaços, as quais acabam por enriquecer o profissionalismo, a sensibilidade e as atribuições que são necessárias para edificar competências indispensáveis para o estudante de uma graduação. Enfim, o estudo buscou trazer as concepções inovadoras que são incentivadas pelo projeto e a modulação que o PET proporciona ao ensino brasileiro, onde, se acaba rompendo concepções tradicionais de transmissão de educação enraizadas em pilares rudimentares e que não acompanham as necessidades coletivas. Diante disso, expõe-se a importância do PET a qual foi essencial para revisitar o significado atribuído a educação, colaborando para que se crie novas concepções acerca das representações educacionais.