Considerando a importância do ato de ler e a possibilidade que a leitura efetiva de um texto tem na construção da formação dos sujeitos, uma vez que tal atividade possibilita a ampliação das competências relacionadas aos conhecimentos linguísticos, textuais, de mundo e a interação com os fatos que existem na sociedade na qual os sujeitos estão envolvidos, este artigo tem por objetivo apresentar algumas reflexões sobre a atividade da produção de sentidos na leitura do gênero discursivo/textual charge. Para tanto, lançaremos mão de alguns postulados teóricos apresentados pela Teoria da Argumentação na Língua, especificamente na segunda etapa dessa teoria, com o Descritivismo Pressuposicional. Com o intuito de discutir a importância da identificação de elementos ativadores de pressupostos no gênero em questão, analisaremos as estruturas linguísticas e não- linguísticas de cinco textos (charges). O gênero charge será compreendido, aqui, como um texto que tem como objetivo maior o de apresentar, de forma humorística, uma espécie de crítica diante de um fato presente na sociedade. A coleta das charges aqui analisadas ocorreu durante o ano de 2016 e, a partir das análises, é possível dizer que a identificação de elementos ativadores de pressuposição possibilita a produção efetiva de sentidos para o texto que está sendo lido. Dito de outra forma, tal identificação permite ainda observar o posicionamento do produtor do texto diante do fato que está sendo veiculado. Assim sendo, entendemos que o trabalho com leitura e interpretação de um texto vai além da simples identificação de respostas diretas presentes na estrutura do texto, mas que é preciso que o leitor esteja atento para descortinar os sentidos escondidos nas entrelinhas dos textos, sentidos esses que podem ser percebidos, também, a partir da identificação dos pressupostos e dos subentendidos.