A contação de história faz parte do trabalho pedagógico do professor. É de suma importância para o desenvolvimento dos educandos, pois, além de a criança ir conhecendo o ambiente letrado, ela concentra-se e ativa o pensamento crítico acerca do assunto da história, em que o professor deve estimular o reconto das crianças, da forma que elas se sintam melhor, por meio de desenhos, escrita, pintura, fala e expressões. A preparação para esse ambiente deve ser cuidadosamente pensada como: o espaço, a forma de contação, os objetos que serão utilizados, e também conhecer o público que irá estar presente, no caso, os alunos; e o mais importante é o professor conhecer a história que será contada. Tudo isso irá favorecer a concentração e o estímulo para o aluno em conhecer o conto que estará sendo apresentado.
Por isso, a relevância desse tema, que é bem presente nas escolas, onde se trabalham diversos autores da literatura infantil brasileira, com histórias que se aproximam da realidade das crianças. Com a contação de história, a criança vai adquirindo o gosto pela leitura e o interesse em conhecer as histórias que se identificam e além de tudo, usa a imaginação a partir da contação.
Assim sendo, o objetivo geral deste trabalho é compreender a importância da contação de história na educação infantil. E os objetivos específicos são os que se seguem: analisar a visão dos educadores e da gestão acerca da contação de história; analisar o interesse dos educandos na contação de histórias e refletir sobre a contribuição da leitura de histórias no processo de alfabetização.