Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS DIMENSÕES DA EDUCAÇÃO À LUZ DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO: DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR

Palavra-chaves: PACTO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO, €?CHÃO DA ESCOLA”, FORMAÇÃO CONTINUADA, INTERDISCIPLINARIDADE Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo: o presente estudo deste trabalho traz uma discursão sobre a relevância do Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio, destacando a importância da política educacional de formação continuada, dando ênfase a interdisciplinaridade. Como revolução na educação a partir do “chão da escola”, desde abril de 2014 a dezembro de 2015, a escola vem ressignificando o ensino das escolas públicas, como também fomentando uma formação continuada dos professores e coordenadores privilegiando logo no princípio, a formação integral do sujeito, a articulação entre os direitos à aprendizagem, o desenvolvimento humano e a organização do trabalho pedagógico. Isso em todas as áreas do ensino. O presente trabalho tem como objetivo principal mostrar a importância do Pacto Nacional para a formação de professores e a prática metodológica da integração entre as disciplinas. Como objetivos específicos o artigo busca relatar as experiências positivas do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio a partir do “ chão da escola”. Portanto, com o intuito de atender o foco do programa e discutir as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, articulando as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, uma proposta de teoria e prática considerando o” chão da escola”, também contamos com as contribuições dos cadernos do projeto ( I, II, III, IV e V), BRASIL (2003); FERREIRA (2006); FREIRE (1996); JAPIASSU (1976) e outros que discutem sobre inovação pedagógica e formação continuada de professores e interdisciplinaridade e principalmente o ensino pertinente do trabalho, da ciência, da tecnologia para isso a escola realizou um estudo de reflexiva teoria prática com os professores e práticas de ensino em sala de aula com os alunos do Ensino Médio à luz da metodologia da proposta do Pacto Nacional. O estudo realizado sob um método participativo que não deixa de ser científico, o que nos permite disseminar a experiência para demais escolas públicas do Ceará e outros estados do Brasil, até porque a formação do Pacto Nacional foi nacional com o objetivo de fortalecer o Ensino Médio. Assim, a formação continuada atendeu coordenadores, professores e alunos das escolas públicas do Ceará e do Brasil. Ele fomentou uma nova prática em sala de aula, a favor da formação de sujeitos protagonistas, professores, aprendizes e construção de um conhecimento sistêmico no qual elegendo a interdisciplinaridade como metodologia de ensino.

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