SILVESTRE, Layane Costa et al.. Conhecendo a docência online. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/36229>. Acesso em: 22/11/2024 07:36
Diante das evoluções tecnológicas, o processo de divulgação de informações passou a ser cada vez mais rápido, permitindo assim, que os indivíduos forneçam e obtenham informações a qualquer momento e de locais distintos geograficamente. Diante disso a educação também adquiriu mudanças essenciais para acompanhar essa evolução global, adequando-se as novas práticas comunicativas. Mediante as evoluções, houve o interesse em conhecer melhor essa prática inovadora no âmbito educacional. O objetivo deste estudo foi de compreender melhor o conceito de docência online, visando verificar sua aplicação na educação por meio do docente. Para obter as informações necessárias, realizou-se um pesquisa bibliográfica-exploratória, sendo utilizados seis artigos tirados do Google Acadêmico e do Periódicos CAPES, entre os anos de 2012 e 2017, para verificar os materiais foram elaborados fichamentos, destacando pontos que respondessem ao questionamento do estudo. Analisando os materiais observou-se que além do método auxiliar a educação no momento atual, o papel do docente é de extrema importância para o repasse de informações e desenvolvimento crítico desejado. Onde é necessário que ele conheça as ferramentas para a aplicação desse método e os objetivos educativos que pretendem ser alcançados. Nessa perspectiva, ressaltamos que a docência online é uma prática educativa inovadora, que favorece as práticas educacionais, desta forma, esse método de ensino pode disponibilizar um maior campo de possibilidades para a construção do conhecimento, sem perder de vista seus métodos, acrescentando em sua metodologia a interação e conhecimento dos alunos de forma crítica, aliados aos recursos tecnológicos, para assim alcançar os objetivos propostos pelo docente.