O presente artigo busca apresentar o estudo para elaboração do projeto que foi aplicado, bem como a execução e discussão dos resultados obtidos.O mesmo tem como finalidade descrever a formulação e aplicação de um minicurso de ensino que foi realizado no dia 07 de Julho de 2017,na Unidade Escolar Demerval Lobão,localizada em Angical do Piauí-PI. O objetivo desse artigo é concretizar uma análise a respeito da importância do uso do material concreto para o ensino de geometria e apresentar algumas vantagens e desvantagens da utilização desses materiais. Ao manipular o material concreto a percepção espacial dos alunos foi ampliada, sabendo que os mesmos estavam em contato direto com os objetos. Ficou evidenciado que os educandos aprenderam a fazer as construções a eles propostas, dessa forma,tornou-se possível a resolução de problemas de uma forma mais simples e interessante aos olhos dos educandos.A proposta foi trabalhar com o aluno atividades que ele pudesse investigar e raciocinar, de tal forma, que seja o autor de sua própria aprendizagem, deixando claro que, a bolsista envolvida no projeto estivesse presente e pronta a debater e ajudar a sanar as dificuldades que surgiram. Para avaliar a turma, levando em consideração de que nem todos tinham visto aquele assunto antes, foi usado indagações antes da aplicação do projeto e após a aplicação do projeto, obtendo os seguintes resultados: Antes da aplicação do projeto :12% de acertos e 88% de erros; após a aplicação do projeto:79% de acertos e 21% de erros. Percebeu-se durante a realização do projeto a importância de ministrar aulas diferenciadas. Pois estas tornam-se mais prazerosas tanto para o professor que ministra, quanto para os alunos.O estudo teve respaldo em alguns teóricos, como: Almiro (2004), Nacarato(2004-2005), Pavanello (1989) entre outros.Durante o curso de Licenciatura em Matemática,conhece várias metodologias de ensino para serem usadas nas aulas, mas esse aprendizado até então é apenas teórico. Nessa disciplina é o momento em que se tem a oportunidade de aplicar essa teoria em uma sala de aula.É essencial para o ensino de matemática ministrar aulas como essa, incentivando os alunos a aprenderem e mais do que isso, a gostarem da disciplina. É necessário evidenciar que requer do educador um tempo fora da sala de aula para preparar-se adequadamente, com tempo de preparo e reflexão há um melhor resultado de todo o trabalho..O resultado preliminar deste trabalho é que o uso do material concreto, desde que usado de forma orientada pode melhorar o ensino de matemática e o entendimento dos conteúdos por parte dos alunos.