O USO DO MATERIAL CONCRETO NO ENSINO DA GEOMETRIA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38003 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1649 "inscrito_id" => 1241 "titulo" => "O USO DO MATERIAL CONCRETO NO ENSINO DA GEOMETRIA" "resumo" => "O presente artigo busca apresentar o estudo para elaboração do projeto que foi aplicado, bem como a execução e discussão dos resultados obtidos.O mesmo tem como finalidade descrever a formulação e aplicação de um minicurso de ensino que foi realizado no dia 07 de Julho de 2017,na Unidade Escolar Demerval Lobão,localizada em Angical do Piauí-PI. O objetivo desse artigo é concretizar uma análise a respeito da importância do uso do material concreto para o ensino de geometria e apresentar algumas vantagens e desvantagens da utilização desses materiais. Ao manipular o material concreto a percepção espacial dos alunos foi ampliada, sabendo que os mesmos estavam em contato direto com os objetos. Ficou evidenciado que os educandos aprenderam a fazer as construções a eles propostas, dessa forma,tornou-se possível a resolução de problemas de uma forma mais simples e interessante aos olhos dos educandos.A proposta foi trabalhar com o aluno atividades que ele pudesse investigar e raciocinar, de tal forma, que seja o autor de sua própria aprendizagem, deixando claro que, a bolsista envolvida no projeto estivesse presente e pronta a debater e ajudar a sanar as dificuldades que surgiram. Para avaliar a turma, levando em consideração de que nem todos tinham visto aquele assunto antes, foi usado indagações antes da aplicação do projeto e após a aplicação do projeto, obtendo os seguintes resultados: Antes da aplicação do projeto :12% de acertos e 88% de erros; após a aplicação do projeto:79% de acertos e 21% de erros. Percebeu-se durante a realização do projeto a importância de ministrar aulas diferenciadas. Pois estas tornam-se mais prazerosas tanto para o professor que ministra, quanto para os alunos.O estudo teve respaldo em alguns teóricos, como: Almiro (2004), Nacarato(2004-2005), Pavanello (1989) entre outros.Durante o curso de Licenciatura em Matemática,conhece várias metodologias de ensino para serem usadas nas aulas, mas esse aprendizado até então é apenas teórico. Nessa disciplina é o momento em que se tem a oportunidade de aplicar essa teoria em uma sala de aula.É essencial para o ensino de matemática ministrar aulas como essa, incentivando os alunos a aprenderem e mais do que isso, a gostarem da disciplina. É necessário evidenciar que requer do educador um tempo fora da sala de aula para preparar-se adequadamente, com tempo de preparo e reflexão há um melhor resultado de todo o trabalho..O resultado preliminar deste trabalho é que o uso do material concreto, desde que usado de forma orientada pode melhorar o ensino de matemática e o entendimento dos conteúdos por parte dos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "MATERIAL CONCRETO, ENSINO DE GEOMETRIA, MATEMÁTICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID1241_11092017015926.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA KAROLAINY ALVES DE CARVALHO " "autor_nome_curto" => "KAROLAINY " "autor_email" => "Karolainy31@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38003 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1649 "inscrito_id" => 1241 "titulo" => "O USO DO MATERIAL CONCRETO NO ENSINO DA GEOMETRIA" "resumo" => "O presente artigo busca apresentar o estudo para elaboração do projeto que foi aplicado, bem como a execução e discussão dos resultados obtidos.O mesmo tem como finalidade descrever a formulação e aplicação de um minicurso de ensino que foi realizado no dia 07 de Julho de 2017,na Unidade Escolar Demerval Lobão,localizada em Angical do Piauí-PI. O objetivo desse artigo é concretizar uma análise a respeito da importância do uso do material concreto para o ensino de geometria e apresentar algumas vantagens e desvantagens da utilização desses materiais. Ao manipular o material concreto a percepção espacial dos alunos foi ampliada, sabendo que os mesmos estavam em contato direto com os objetos. Ficou evidenciado que os educandos aprenderam a fazer as construções a eles propostas, dessa forma,tornou-se possível a resolução de problemas de uma forma mais simples e interessante aos olhos dos educandos.A proposta foi trabalhar com o aluno atividades que ele pudesse investigar e raciocinar, de tal forma, que seja o autor de sua própria aprendizagem, deixando claro que, a bolsista envolvida no projeto estivesse presente e pronta a debater e ajudar a sanar as dificuldades que surgiram. Para avaliar a turma, levando em consideração de que nem todos tinham visto aquele assunto antes, foi usado indagações antes da aplicação do projeto e após a aplicação do projeto, obtendo os seguintes resultados: Antes da aplicação do projeto :12% de acertos e 88% de erros; após a aplicação do projeto:79% de acertos e 21% de erros. Percebeu-se durante a realização do projeto a importância de ministrar aulas diferenciadas. Pois estas tornam-se mais prazerosas tanto para o professor que ministra, quanto para os alunos.O estudo teve respaldo em alguns teóricos, como: Almiro (2004), Nacarato(2004-2005), Pavanello (1989) entre outros.Durante o curso de Licenciatura em Matemática,conhece várias metodologias de ensino para serem usadas nas aulas, mas esse aprendizado até então é apenas teórico. Nessa disciplina é o momento em que se tem a oportunidade de aplicar essa teoria em uma sala de aula.É essencial para o ensino de matemática ministrar aulas como essa, incentivando os alunos a aprenderem e mais do que isso, a gostarem da disciplina. É necessário evidenciar que requer do educador um tempo fora da sala de aula para preparar-se adequadamente, com tempo de preparo e reflexão há um melhor resultado de todo o trabalho..O resultado preliminar deste trabalho é que o uso do material concreto, desde que usado de forma orientada pode melhorar o ensino de matemática e o entendimento dos conteúdos por parte dos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "MATERIAL CONCRETO, ENSINO DE GEOMETRIA, MATEMÁTICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID1241_11092017015926.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA KAROLAINY ALVES DE CARVALHO " "autor_nome_curto" => "KAROLAINY " "autor_email" => "Karolainy31@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }