A escola, numa perspectiva inclusiva, prevê o acesso e participação de todas as pessoas com deficiência às atividades propostas pela escola, conforme suas possibilidades e capacidades, propondo um novo olhar sobre o sistema educativo. Neste sentido a Educação Física Adaptada (EFA), trás um leque de possibilidade e contribuições ao processo de inclusão, através de estratégias e metodologias que permitem o desenvolvimento integral do ser humano. Desta forma, tem-se como objetivo analisar os diversos aspectos que implicam na inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física. Para este estudo foram selecionadas dez (10) escolas da rede municipal de ensino, do município de Sobral, através de uma abordagem qualiquantitativa, tendo o estudo um caráter exploratório e descritivo. Os resultados obtidos retratam deficiências existente nas escolas no que diz respeito a recepção e o trato com os alunos que apresentam algum tipo de deficiência, assim como a existência de vários outros problemas, como a falta de estrutura física adequada, inexistência de materiais adaptados, e lacunas na formação inicial dos professores de educação física, no que diz respeito ao trabalho com o aluno deficiente. Isso sugere ações mais efetivas no sentido de qualificar o corpo docente da escola e, especificamente, os professores de Educação Física. Portanto, este trabalho possibilitou novas reflexões acerca da prática docente do professor de Educação Física, sugerindo à este, um planejamento mais criterioso e a adequação das atividades propostas nas aulas teóricas e práticas, respeitando a diversidade humana, de forma a atuar como uma poderosa ferramenta de inclusão.