A INFLUÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS NA MODERNIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO
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Tem o objetivo de analisar a modernização do ensino superior considerando as relações entre o Brasil e os Estados Unidos, destacando particularmente os acordos MEC-USAID, no período de 1964 a 1969, e ressalta a presença norte-americana no Brasil. \r\n ◀Este trabalho é um recorte da pesquisa de conclusão de curso intitulada “As relações do Brasil com os Estados Unidos no contexto político e modernizante da educ ▶ O ensino superior no Brasil, foi instalado desde a sua origem a partir de uma estrutura que já era considerada arcaica, uma vez que não atendia as demandas sociais, culturais e econômicas do país. Destarte, durante o processo de modernização o modelo educacional dos Estados Unidos da América foi considerado um exemplo a ser espelhado.\r\n ◀O ensino superior no Brasil, foi instalado desde a sua origem a partir de uma estrutura que já era considerada arcaica, uma vez que não atendia as demandas soci ▶ Em meados da década de 1960, as tensões para modernização do ensino superior no Brasil aumentaram devido à elevação do número dos excedentes nas universidades e as antigas estruturas administrativas vigentes nas instituições, mostrando assim a necessidade da implantação das reformas. Tal discussão sobre modernização era comungada pela esquerda e direita, diferenciando-se no modo de como deveriam ser realizadas as mudanças, pois enquanto a esquerda visava melhorar o bem estar social, a direita, influenciada pelos liberais, afirmava que as universidades não precisavam ser públicas e nem gratuitas. \r\n ◀Em meados da década de 1960, as tensões para modernização do ensino superior no Brasil aumentaram devido à elevação do número dos excedentes nas universidades e ▶ Por conseguinte, mais precisamente no contexto modernizante e desenvolvimentista, foi observado que os clamores pelas reformas tomaram proporções maiores, principalmente no momento em que foi implantado o regime político ditatorial, no ano de 1964.\r\n ◀Por conseguinte, mais precisamente no contexto modernizante e desenvolvimentista, foi observado que os clamores pelas reformas tomaram proporções maiores, princ ▶ Assim sendo, verificamos que havia interesse tanto do Brasil que almejava investimentos para modificar as suas estruturas educacionais como dos EUA que procuravam reprimir o avanço comunista e ao mesmo tempo, consolidar na mente dos jovens a sua ideologia, marcadamente, liberal, capitalista, individualista e consumista. ◀Assim sendo, verificamos que havia interesse tanto do Brasil que almejava investimentos para modificar as suas estruturas educacionais como dos EUA que procurav ▶ """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "ESTADOS UNIDOS, BRASIL, ENSINO SUPERIOR, MODERNIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA3_ID722_04092017143308.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAIS GOMES DE VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "THAIS" "autor_email" => "thahis.vasconcelos@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [▶ "id" => 35408 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 746 "inscrito_id" => 722 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS NA MODERNIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO" "resumo" => """ Este trabalho é um recorte da pesquisa de conclusão de curso intitulada “As relações do Brasil com os Estados Unidos no contexto político e modernizante da educação superior no Brasil (1964-1969)”. 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