O percurso de pesquisador até chegar ao produto pesquisado e objetivado, com resultados significativos, não tem sido tarefa simples. Ler, pesquisar, planejar, desistir de certas metodologias, retomar outras fora dos planos iniciais, tem sido, passos fundamentais para se buscar o caminho correto. É tarefa do mesmo, percorrer e construir o caminho para que os resultados sejam confiáveis, bem como, a veracidade da pesquisa seja passada pelo crivo da confiança na comunidade científica e acadêmica. Nesse sentido, objetivamos através deste, tecer alguns passos dessa caminhada, especialmente do nosso percurso teórico metodológico da pesquisa, que ora almejo para a conclusão da dissertação do mestrado. Aportamos aos escritos de: Japiassu (2012), Minayo (1994, 2002), Ludke e André (1986), Franco e Ghedin (2008), Demo e Thiollent (2011) entre outros, que surgem na dinâmica da construção que não é estática, mas acompanha a dialeticidade da construção dos conhecimentos em educação e em ensino, especificamente referente às ciências humanas. Buscamos traçar os passos, descrever a natureza da pesquisa, destacar os instrumentos da pesquisa para a coleta e análise dos dados, dando consistência à mesma. Na construção da pesquisa, não adotamos a postura de detentores da verdade, nem almejamos trazer em seu bojo, um produto pronto e acabado. Entretanto, na dinamicidade das pesquisas, principalmente nas áreas das ciências humanas e sociais, em que o objeto de pesquisa, o ser humano, por sua intersubjetividade, pode deixar ares de desconfiança na comunidade científica, tentamos definir os passos da nossa pesquisa, porém, com a ideia de estarmos aptos às críticas, sugestões, inferências, entre outros elementos construtivos, por quem deste tiver oportunidade de leitura. Esperamos trazer reflexões, discussões para uma construção viável, em que buscamos experiências de professores que estudaram no ensino multianos em escolas do campo, e atualmente tem conseguido êxito em sua trajetória de estudos, ingressando em Pós-graduação Stricto Sensu, Mestrado e Doutorado. Não pretendemos enaltecer, defender ferrenhamente, o ensino multisseriado (multianos), porém destacar que apesar de mal visto no meio educacional, é passível de resultados e trajetórias significativas.