Esta pesquisa, intitulada O Desenvolvimento do Pensamento Algébrico com uso de Sequências e Regularidades: Uma proposta de sequência didática para o Ensino Fundamental II tem por objetivo enfatizar a importância do desenvolvimento do Pensamento Algébrico desde os anos iniciais do ensino fundamental e mais especificadamente dos anos finais, apoiando-se na linguagem matemática adequada em cada um desses buscando um maior aproveitamento da aprendizagem algébrica escolar. Como aporte teórico traz-se como referências na linguagem matemática Alcalá (2002) e com relação ao desenvolvimento do Pensamento Algébrico, tem-se Canavarro (2009), Ponte; Branco; Matos (2009), Fiorentini; Miorim; Miguel (1993). Esta pesquisa segue uma abordagem bibliográfica de análise teórica que se enquadra no segundo nível estipulado por Tachizawa e Mendes, pois busca comparar criticamente a aprendizagem da álgebra escolar com o desenvolvimento do Pensamento Algébrico, em que se possa auxiliar o ensino-aprendizagem deste ramo da matemática. A partir disto, desenvolveu-se uma sequência que servisse de subsidio no processo ensino-aprendizagem, envolvendo sequências e regularidades, do qual o intuito é que os discentes possam desenvolver o pensamento algébrico através da busca por generalizações, identificando características inerentes nas atividades propostas na sequência. E, portanto, trazer contribuições positivas, seja dando significado aos conteúdos algébricos ou principalmente desenvolvendo o pensamento algébrico e o raciocínio dos discentes, para isso o docente precisa ser mediador e instigar o aluno a criar meios de resolução, sem que o mesmo interfira. Sendo assim, a estimulação do Desenvolvimento do Pensamento Algébrico nos discentes, desde as séries iniciais do Ensino Fundamental favorece um maior aproveitamento dos conteúdos algébricos, principalmente no que se refere à compreensão dos conteúdos e não apenas na manipulação de símbolos, além de que se formam seres críticos e criativos na resolução de problemas matemáticos.