Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O TRABALHO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM SALA DE AULA, UMA OPORTUNIDADE PARA AVALIAR O APRENDIZADO

Palavra-chaves: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, PRÁTICAS DE ENSINO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37946
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4356
    "inscrito_id" => 3567
    "titulo" => "O TRABALHO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM SALA DE AULA, UMA OPORTUNIDADE PARA AVALIAR O APRENDIZADO"
    "resumo" => "Ao longo dos anos, docentes questionam-se ou são questionados sobre suas práticas de ensino em sala de aula; se estão obtendo resultados positivos, se o processo de ensino-aprendizagem está ocorrendo de forma satisfatória, o que oferecer de atrativo aos alunos durante a ministração de aulas e também sobre quais metodologias de ensino deverão utilizar. Uma ferramenta metodológica que discutiremos neste trabalho, “o ensino-aprendizagem-avaliação” através da resolução de problemas, surge como uma importante ferramenta para professores de matemática que buscam práticas alternativas de ensino para aplicação em aulas, podendo confrontar seus alunos com situações desafiadoras que uma aula direcionada em uma perspectiva de problemas pode proporcionar e estimulando-os a buscarem soluções para tais problemas. Trabalhamos com a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação, como foco nas aulas de matemática, adaptada a realidade de uma sala de aula com alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Campina Grande-PB, durante 16 aulas, com cerca de 28 alunos, no período de realização do estágio supervisionado obrigatório do curso de licenciatura em matemática onde o autor deste trabalho é discente, coletando dados através de nossos relatórios de estágios feitos ao final de cada aula. Testamos também a eficiência da metodologia utilizada durante as aulas para sabermos se estávamos obtendo resultados positivos, através da aplicação de exercícios de fixação após o período de abordagem de um problema, corrigindo diariamente e individualmente a resolução dos exercícios feita pelos alunos, investigando se o processo de ensino-aprendizagem estava ocorrendo de forma satisfatória e diagnosticando os aspectos que precisavam ser corrigidos e melhorados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, PRÁTICAS DE ENSINO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID3567_16102017205933.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MOISÉS DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MOISÉS"
    "autor_email" => "moisessantosthebass@hotma"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37946
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4356
    "inscrito_id" => 3567
    "titulo" => "O TRABALHO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM SALA DE AULA, UMA OPORTUNIDADE PARA AVALIAR O APRENDIZADO"
    "resumo" => "Ao longo dos anos, docentes questionam-se ou são questionados sobre suas práticas de ensino em sala de aula; se estão obtendo resultados positivos, se o processo de ensino-aprendizagem está ocorrendo de forma satisfatória, o que oferecer de atrativo aos alunos durante a ministração de aulas e também sobre quais metodologias de ensino deverão utilizar. Uma ferramenta metodológica que discutiremos neste trabalho, “o ensino-aprendizagem-avaliação” através da resolução de problemas, surge como uma importante ferramenta para professores de matemática que buscam práticas alternativas de ensino para aplicação em aulas, podendo confrontar seus alunos com situações desafiadoras que uma aula direcionada em uma perspectiva de problemas pode proporcionar e estimulando-os a buscarem soluções para tais problemas. Trabalhamos com a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação, como foco nas aulas de matemática, adaptada a realidade de uma sala de aula com alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Campina Grande-PB, durante 16 aulas, com cerca de 28 alunos, no período de realização do estágio supervisionado obrigatório do curso de licenciatura em matemática onde o autor deste trabalho é discente, coletando dados através de nossos relatórios de estágios feitos ao final de cada aula. Testamos também a eficiência da metodologia utilizada durante as aulas para sabermos se estávamos obtendo resultados positivos, através da aplicação de exercícios de fixação após o período de abordagem de um problema, corrigindo diariamente e individualmente a resolução dos exercícios feita pelos alunos, investigando se o processo de ensino-aprendizagem estava ocorrendo de forma satisfatória e diagnosticando os aspectos que precisavam ser corrigidos e melhorados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, PRÁTICAS DE ENSINO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID3567_16102017205933.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MOISÉS DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MOISÉS"
    "autor_email" => "moisessantosthebass@hotma"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Ao longo dos anos, docentes questionam-se ou são questionados sobre suas práticas de ensino em sala de aula; se estão obtendo resultados positivos, se o processo de ensino-aprendizagem está ocorrendo de forma satisfatória, o que oferecer de atrativo aos alunos durante a ministração de aulas e também sobre quais metodologias de ensino deverão utilizar. Uma ferramenta metodológica que discutiremos neste trabalho, “o ensino-aprendizagem-avaliação” através da resolução de problemas, surge como uma importante ferramenta para professores de matemática que buscam práticas alternativas de ensino para aplicação em aulas, podendo confrontar seus alunos com situações desafiadoras que uma aula direcionada em uma perspectiva de problemas pode proporcionar e estimulando-os a buscarem soluções para tais problemas. Trabalhamos com a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação, como foco nas aulas de matemática, adaptada a realidade de uma sala de aula com alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Campina Grande-PB, durante 16 aulas, com cerca de 28 alunos, no período de realização do estágio supervisionado obrigatório do curso de licenciatura em matemática onde o autor deste trabalho é discente, coletando dados através de nossos relatórios de estágios feitos ao final de cada aula. Testamos também a eficiência da metodologia utilizada durante as aulas para sabermos se estávamos obtendo resultados positivos, através da aplicação de exercícios de fixação após o período de abordagem de um problema, corrigindo diariamente e individualmente a resolução dos exercícios feita pelos alunos, investigando se o processo de ensino-aprendizagem estava ocorrendo de forma satisfatória e diagnosticando os aspectos que precisavam ser corrigidos e melhorados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.