DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ESCOLAR SOB À LUZ DA PSICANÁLISE: O QUE PENSAM E SENTEM AS CRIANÇAS COM ESTA PROBLEMÁTICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36461 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1901 "inscrito_id" => 3306 "titulo" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ESCOLAR SOB À LUZ DA PSICANÁLISE: O QUE PENSAM E SENTEM AS CRIANÇAS COM ESTA PROBLEMÁTICA" "resumo" => "O presente trabalho buscou refletir à luz da psicanálise, sobre questões relativas às dificuldades de aprendizagens apresentada pelos alunos, dando voz aos seus sentimentos frente a esses impasses, o que pensam e sentem estes, diante de suas dificuldades escolares. Neste contexto, apresenta uma visão geral dos dispositivos conceitos da psicanálise segundo Freud e Lacan de pulsão epistemofílica e desejo de saber como os motores da aprendizagem. Neste sentido, o objetivo desta temática é analisar o conceito que a criança com dificuldades de aprendizagens têm de si mesma e sua especificidade à luz da pedagogia, identificando o que vem sendo desenvolvido nesta área sob o olhar da psicanalise de Freud e Lacan. O procedimento para coleta dos dados pautou-se a partir de pesquisas bibliográficas, a fim de buscar subsídios para o embasamento teórico e também pesquisa de campo realizado no NAPPE (Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Estudante) onde se concretizou entrevista informal com as crianças participantes. Neste aspecto, verificou-se que, a escola desempenha um papel crucial na vida daqueles que passam pela dificuldade de aprender. Pois apesar de suas dificuldades os alunos pesquisados afirmaram gostar da escola e dos seus professores. Assim, pontuamos que a psicanálise abre um novo olhar sobre o educando, um ser que tem subjetividade e desejo e que muitas vezes é incompreendido em suas manifestações. Por isso, é importante que o educador seja conhecedor dessa teoria, na busca por compreender comportamentos infantis que possam suprir às necessidades dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "PSICANÁLISE, PEDAGOGIA, DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID3306_11092017144221.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADEILMA DE FRANÇA SOUZA" "autor_nome_curto" => "ADEILMA" "autor_email" => "adeilmasousa.pb@gmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36461 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1901 "inscrito_id" => 3306 "titulo" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ESCOLAR SOB À LUZ DA PSICANÁLISE: O QUE PENSAM E SENTEM AS CRIANÇAS COM ESTA PROBLEMÁTICA" "resumo" => "O presente trabalho buscou refletir à luz da psicanálise, sobre questões relativas às dificuldades de aprendizagens apresentada pelos alunos, dando voz aos seus sentimentos frente a esses impasses, o que pensam e sentem estes, diante de suas dificuldades escolares. Neste contexto, apresenta uma visão geral dos dispositivos conceitos da psicanálise segundo Freud e Lacan de pulsão epistemofílica e desejo de saber como os motores da aprendizagem. Neste sentido, o objetivo desta temática é analisar o conceito que a criança com dificuldades de aprendizagens têm de si mesma e sua especificidade à luz da pedagogia, identificando o que vem sendo desenvolvido nesta área sob o olhar da psicanalise de Freud e Lacan. O procedimento para coleta dos dados pautou-se a partir de pesquisas bibliográficas, a fim de buscar subsídios para o embasamento teórico e também pesquisa de campo realizado no NAPPE (Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Estudante) onde se concretizou entrevista informal com as crianças participantes. Neste aspecto, verificou-se que, a escola desempenha um papel crucial na vida daqueles que passam pela dificuldade de aprender. Pois apesar de suas dificuldades os alunos pesquisados afirmaram gostar da escola e dos seus professores. Assim, pontuamos que a psicanálise abre um novo olhar sobre o educando, um ser que tem subjetividade e desejo e que muitas vezes é incompreendido em suas manifestações. Por isso, é importante que o educador seja conhecedor dessa teoria, na busca por compreender comportamentos infantis que possam suprir às necessidades dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "PSICANÁLISE, PEDAGOGIA, DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID3306_11092017144221.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADEILMA DE FRANÇA SOUZA" "autor_nome_curto" => "ADEILMA" "autor_email" => "adeilmasousa.pb@gmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }