Este artigo tem por objetivo realizar uma discussão acerca do respeito a diversidade na Educação de Jovens e Adultos como um caminho para a construção de saberes e práticas pedagógicas que contemplem toda a diversidade presente no ambiente escolar. Nos dias atuais a diversidade é um tema recorrente no espaço escolar, respeitar e colocar em pauta esse tema é dar oportunidade para que nossos jovens e adultos (as) construam seu processo de ensino aprendizado de maneira autônoma e inclusiva. Para a fundamentação teórica deste trabalho revisitamos alguns artigos de periódicos e livros de pesquisadores que tratam do tema proposto neste artigo e fazem reflexões acerca da diversidade no espaço escolar. Buscamos através da pesquisa bibliográfica construir uma linha de pensamento para justificar a nossa proposta de que um processo de ensino aprendizado inclusivo na EJA passa pelo respeito as especificidades que envolve esta modalidade de ensino. Respeito este que precisa estar articulado com o currículo e o Projeto Político Pedagógico da Escola para promover uma educação inclusiva e significativa. O currículo oculto que permeia o ambiente escolar também deve ser levado em consideração no planejamento das ações educativas. A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino onde se faz necessário reconhecer o direito a uma escolarização que permeia os saberes e vivências presentes nas histórias coletivas e individuais dos estudantes. Estas histórias possuem uma diversidade que necessita permear as práticas pedagógicas propostas para a sala de aula. Os professores e professoras de EJA devem estar antenados com as transformações que cercam o ambiente escolar, precisam dar significado para o processo de ensinar e aprender. Devem estar compromissados com o fazer e refazer pedagógico constante, para que os jovens e adultos (as) permaneçam nas escolas e acreditem que, o que aprendem no espaço escolar vai ser utilizado em suas vidas.