Esse trabalho teve como objetivo analisar as expectativas e motivações dos graduando em Ciências Biológicas quanto ao desenvolvimento de atividades envolvendo o uso dos Mapas Conceituais como recurso didático no percurso da aprendizagem de táxons invertebrados em uma disciplina inicial de Zoologia. A pesquisa envolveu duas turmas com 59 alunos recém-ingressos no curso de Ciências Biológicas, diurno (32 alunos) e noturno (27 alunos) no período de 2017.1 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os dados foram obtidos por meio dos documentos produzidos dentro do componente curricular Zoologia I (Questionários diagnósticos, questionários de acompanhamento de atividades, Estudos dirigidos, Atividades Semanais com uso dos MC, etc.), os quais foram disponibilizados pelas docentes responsáveis por ministrar os conteúdos programados da disciplina. Foram selecionados para análise, os materiais que possibilitassem realizar um rastreamento das expectativas, motivações dos alunos ao longo do percurso da disciplina envolvendo o uso de Mapas Conceituais. Estes foram codificados, categorizados e avaliados conforme os elementos da “Análise de Conteúdo” sistematizada por Bardin. Os documentos produzidos no componente curricular Zoologia I, evidenciam que a maioria dos estudantes apresentavam experiências com MC, e que estas foram adquiridas no ensino médio. Também averigou-se que a maioria dos alunos mantiveram-se motivados quanto a aplicação dos MC durante todo o percurso da disciplina. De modo geral, constatou-se que atividades, dinâmicas e aprofundamentos dos conteúdos por meio de MC no componente curricular Zoologia I, contribuíram não só para uma aprendizagem satisfatória acerca dos táxons Invertebrados, mas, proporcionaram condições necessárias para despertar o interesse e motivação dos graduandos para com os conteúdos da Zoologia.