O ingresso na docência universitária é permeado por importantes desafios, sobretudo no campo da formação de professores, dada a especificidade dessa práxis. Não raro, ao ingressar no Ensino Superior os docentes encontram-se despreparados didático-pedagogicamente, o que demanda formação para esse profissional no início de sua carreira. Contudo, os anos iniciais também podem ser bastante fecundos no tocante à aprendizagem da docência nesse nível de ensino. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo destacar a experiência profissional de professores iniciantes no Ensino Superior, em cursos de licenciatura, sobre suas aprendizagens e desafios no exercício da docência universitária. Caracteriza-se como um relato de experiência formativa dos dois primeiros autores, de cunho narrativo e reflexivo. Ao longo dos últimos quatro anos, exercendo a docência no Ensino Superior, múltiplas e diversas foram as aprendizagens e atividades vivenciadas no espaço da universidade, e para além deste, sobretudo de cunho científico-pedagógico, cultural, político e social. Apresenta as parendizagens e desafios relacionados às experiências desenvolvidas no âmbito da Capacitação Profissional; Desempenho Acadêmico e Produção Científica, Tecnológica, Técnica e Artístico-Cultural no exercício da docência no Ensino Superior. Buscou tecer algumas reflexões no intuito de trazer à tona as contribuições das mesmas para o desenvolvimento e crescimento profissional dos referidos autores, bem como para sua atuação no exercício da docência universitária. Os desafios e aprendizagens da docência universitária, nos nossos primeiros anos de atuação no ensino superior revelaram aos professores iniciantes o desejo de troca, de diálogo, de repensar a produção de conhecimento, do rigor metodológico, da renúncia aos paradigmas que insistem em supervalorizar a pesquisa em detrimento do ensino, que reafirmam a máxima, já extremamente questionada, de que “quem sabe, sabe ensinar”. É preciso, pois, uma compreensão mais larga e profunda da realidade. Faz- se necessário que nesse exercício, com e junto aos futuros professores, a criatividade, a sensibilidade e, sobretudo, a compreensão da realidade e totalidade social iluminem o caminho, na direção de uma relação outra com o conhecimento, de forma a nos constituirmos mais autônomos e críticos, assumindo as práticas de ensino e de pesquisa como importantes mediadoras e interlocutoras nesse processo “de mais criação e menos reprodução”.