Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS PRODUÇÕES DE TERAPEUTAS OCUPACIONAIS E SUAS PROPOSIÇÕES PARA AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES

Palavra-chaves: INCLUSÃO SOCIAL, TERAPIA OCUPACIONAL, ESCOLA Pôster (PO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35959
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3413
    "inscrito_id" => 9136
    "titulo" => "AS PRODUÇÕES DE TERAPEUTAS OCUPACIONAIS E SUAS PROPOSIÇÕES PARA AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES"
    "resumo" => "A terapia ocupacional é um campo de conhecimento e de intervenção em saúde, educação e na esfera social, que reúne tecnologias e recursos orientados para a emancipação e autonomia de pessoas que, por diversas problemáticas, apresentam dificuldade da inserção e participação na vida social. Se partirmos da concepção que a função do terapeuta ocupacional na sociedade é se preocupar com problemáticas para as quais seu conhecimento e formação podem contribuir para a construção de soluções, o que também se dá no campo da educação, é importante que se discutam as temáticas da educação inclusiva, educação especial e escola pública. A educação inclusiva é uma luta baseada no avanço da educação em relação à igualdade de oportunidades, ao direito à diversidade e à escolarização, sendo preciso rever a forma como a escola e a sociedade vêm tratando as questões que afetam, inclusive, mas não “apenas”, a população alvo da educação especial. Assim, é necessário compreender que escola é essa sobre a qual estamos falando e de que forma os terapeutas ocupacionais compreendem e consideram uma escola, enquanto uma instituição social, que vem se mostrando historicamente ambígua e contraditória para lidar com as desigualdades sociais, constituindo-se também como fonte geradora de exclusão social. O acesso à escola se universaliza e o questionamento aqui levantado se dá em como a terapia ocupacional se posiciona em relação a esse fenômeno social e sobre quais pressupostos vai propor intervenções, ações e direcionar sua atenção nesse campo. Assim, este trabalho teve como objetivo reunir e analisar as proposições de terapeutas ocupacionais para a escola, publicadas em periódicos no Brasil. Optou-se pelo levantamento bibliográfico das produções científicas na base de dados SciELO e nos principais periódicos nacionais da área: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional e Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, reunindo um total de 30 textos para leitura na íntegra. Nessa direção, o material foi organizado em quatro eixos temáticos com intuito de delimitar a argumentação teórica utilizada para sustentar e problematizar as proposições da terapia ocupacional e o diálogo com o campo da educação nas escolas. A intervenção terapêutico-ocupacional considera a escola como um equipamento social relevante que permite o acesso de grupos populares à visibilidade social, às experiências educacionais, culturais e/ou, ainda, possibilitam melhores condições de vida. Porém, sua perspectiva tem se colocado na construção de processos de atenção moldados pela prática da assistência em saúde, com uma lógica clínica, com mecanismos individuais de assistência. Portanto, acredita-se que deve haver um deslocamento dessa prática ao reconhecer que se vive em sociedade e que a dimensão participativa e social da vida pública não é redutível à esfera individual e privada dos problemas cotidianos. Nesse âmbito, estamos num momento de transformação das ideias, buscando compreender de forma diferenciada o processo de ensino e de aprendizagem e o papel da escola frente à formação humana, tendo consciência dos limites da escola e atuando nas possibilidades e demandas que ela e os sujeitos que nela estão e/ou que nela querem/devem estar nos apresentam."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO SOCIAL, TERAPIA OCUPACIONAL, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA11_ID9136_12102017170253.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BEATRIZ PRADO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "BEATRIZ"
    "autor_email" => "biapradop@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35959
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3413
    "inscrito_id" => 9136
    "titulo" => "AS PRODUÇÕES DE TERAPEUTAS OCUPACIONAIS E SUAS PROPOSIÇÕES PARA AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES"
    "resumo" => "A terapia ocupacional é um campo de conhecimento e de intervenção em saúde, educação e na esfera social, que reúne tecnologias e recursos orientados para a emancipação e autonomia de pessoas que, por diversas problemáticas, apresentam dificuldade da inserção e participação na vida social. Se partirmos da concepção que a função do terapeuta ocupacional na sociedade é se preocupar com problemáticas para as quais seu conhecimento e formação podem contribuir para a construção de soluções, o que também se dá no campo da educação, é importante que se discutam as temáticas da educação inclusiva, educação especial e escola pública. A educação inclusiva é uma luta baseada no avanço da educação em relação à igualdade de oportunidades, ao direito à diversidade e à escolarização, sendo preciso rever a forma como a escola e a sociedade vêm tratando as questões que afetam, inclusive, mas não “apenas”, a população alvo da educação especial. Assim, é necessário compreender que escola é essa sobre a qual estamos falando e de que forma os terapeutas ocupacionais compreendem e consideram uma escola, enquanto uma instituição social, que vem se mostrando historicamente ambígua e contraditória para lidar com as desigualdades sociais, constituindo-se também como fonte geradora de exclusão social. O acesso à escola se universaliza e o questionamento aqui levantado se dá em como a terapia ocupacional se posiciona em relação a esse fenômeno social e sobre quais pressupostos vai propor intervenções, ações e direcionar sua atenção nesse campo. Assim, este trabalho teve como objetivo reunir e analisar as proposições de terapeutas ocupacionais para a escola, publicadas em periódicos no Brasil. Optou-se pelo levantamento bibliográfico das produções científicas na base de dados SciELO e nos principais periódicos nacionais da área: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional e Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, reunindo um total de 30 textos para leitura na íntegra. Nessa direção, o material foi organizado em quatro eixos temáticos com intuito de delimitar a argumentação teórica utilizada para sustentar e problematizar as proposições da terapia ocupacional e o diálogo com o campo da educação nas escolas. A intervenção terapêutico-ocupacional considera a escola como um equipamento social relevante que permite o acesso de grupos populares à visibilidade social, às experiências educacionais, culturais e/ou, ainda, possibilitam melhores condições de vida. Porém, sua perspectiva tem se colocado na construção de processos de atenção moldados pela prática da assistência em saúde, com uma lógica clínica, com mecanismos individuais de assistência. Portanto, acredita-se que deve haver um deslocamento dessa prática ao reconhecer que se vive em sociedade e que a dimensão participativa e social da vida pública não é redutível à esfera individual e privada dos problemas cotidianos. Nesse âmbito, estamos num momento de transformação das ideias, buscando compreender de forma diferenciada o processo de ensino e de aprendizagem e o papel da escola frente à formação humana, tendo consciência dos limites da escola e atuando nas possibilidades e demandas que ela e os sujeitos que nela estão e/ou que nela querem/devem estar nos apresentam."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO SOCIAL, TERAPIA OCUPACIONAL, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA11_ID9136_12102017170253.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BEATRIZ PRADO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "BEATRIZ"
    "autor_email" => "biapradop@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A terapia ocupacional é um campo de conhecimento e de intervenção em saúde, educação e na esfera social, que reúne tecnologias e recursos orientados para a emancipação e autonomia de pessoas que, por diversas problemáticas, apresentam dificuldade da inserção e participação na vida social. Se partirmos da concepção que a função do terapeuta ocupacional na sociedade é se preocupar com problemáticas para as quais seu conhecimento e formação podem contribuir para a construção de soluções, o que também se dá no campo da educação, é importante que se discutam as temáticas da educação inclusiva, educação especial e escola pública. A educação inclusiva é uma luta baseada no avanço da educação em relação à igualdade de oportunidades, ao direito à diversidade e à escolarização, sendo preciso rever a forma como a escola e a sociedade vêm tratando as questões que afetam, inclusive, mas não “apenas”, a população alvo da educação especial. Assim, é necessário compreender que escola é essa sobre a qual estamos falando e de que forma os terapeutas ocupacionais compreendem e consideram uma escola, enquanto uma instituição social, que vem se mostrando historicamente ambígua e contraditória para lidar com as desigualdades sociais, constituindo-se também como fonte geradora de exclusão social. O acesso à escola se universaliza e o questionamento aqui levantado se dá em como a terapia ocupacional se posiciona em relação a esse fenômeno social e sobre quais pressupostos vai propor intervenções, ações e direcionar sua atenção nesse campo. Assim, este trabalho teve como objetivo reunir e analisar as proposições de terapeutas ocupacionais para a escola, publicadas em periódicos no Brasil. Optou-se pelo levantamento bibliográfico das produções científicas na base de dados SciELO e nos principais periódicos nacionais da área: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional e Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, reunindo um total de 30 textos para leitura na íntegra. Nessa direção, o material foi organizado em quatro eixos temáticos com intuito de delimitar a argumentação teórica utilizada para sustentar e problematizar as proposições da terapia ocupacional e o diálogo com o campo da educação nas escolas. A intervenção terapêutico-ocupacional considera a escola como um equipamento social relevante que permite o acesso de grupos populares à visibilidade social, às experiências educacionais, culturais e/ou, ainda, possibilitam melhores condições de vida. Porém, sua perspectiva tem se colocado na construção de processos de atenção moldados pela prática da assistência em saúde, com uma lógica clínica, com mecanismos individuais de assistência. Portanto, acredita-se que deve haver um deslocamento dessa prática ao reconhecer que se vive em sociedade e que a dimensão participativa e social da vida pública não é redutível à esfera individual e privada dos problemas cotidianos. Nesse âmbito, estamos num momento de transformação das ideias, buscando compreender de forma diferenciada o processo de ensino e de aprendizagem e o papel da escola frente à formação humana, tendo consciência dos limites da escola e atuando nas possibilidades e demandas que ela e os sujeitos que nela estão e/ou que nela querem/devem estar nos apresentam.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.