A busca por formas e objetos pedagógicos que auxilie ou melhore o processo de ensino e aprendizagem é algo pertinente em todo o mundo, atualmente isso se tornou cada vez mais necessário visto que com o passar dos tempos no âmbito escolar está se inserido alunos mais críticos quanto o seu papel na sociedade e aos instrumentos de sua formação. As dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de Química é algo preocupante, além da falta de motivação tida pela maioria dos alunos do ensino básico. Para tentar contornar essa situação deve-se buscar a inserção de metodologias alternativas que possam reverter ou modificar essa realidade. Nesse sentido, utilizou-se o jogo didáticos que trabalha à temática da nomenclatura dos hidrocarbonetos, assunto que é abordado na última série do ensino médio. O jogo intitulado “Batizando os Hidrocarbonetos” tem por objetivo a construção de fórmulas estruturais a partir de peças que funcionam como um quebra cabeça, dessa forma é trabalhada a capacidade de raciocínio rápido do aluno, como também reforça o conteúdo abordado de forma teórica pelo o professor. Este artigo relata a importância da inserção de jogos lúdicos no intuito de motivar e assim melhorar a compreensão durante a nomenclatura dos Hidrocarbonetos. Para tanto, fez-se necessário adotar alguns procedimentos metodológicos como levantamento bibliográfico e estudo de caso realizado de forma aplicada, com abordagem quantitativa e do ponto de vista de seus objetivos é uma pesquisa exploratória. Com relação aos resultados pode-se perceber que o jogo lúdico além de motivar e facilitar a compreensão da nomenclaturas dos hidrocarbonetos para os discentes, também proporcionou o trabalho em equipe.